-
Gabarito C.
Segundo Chiavenato (1999), motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo ser provocado por um estímulo externo (ambiente) ou internamente nos processos mentais. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras.
-
Complementando...
trecho "necessidades básicas estão na base da pirâmide, seguida pelas necessidades de segurança(faz parte da básica), etc.
Em relação ao item II:
Posso não ter entendido corretamente, mas estudei que as necessidades primárias são: fisiológicas e segurança; E as secundárias as demais, superiores;
bons estudos
-
Leonardo Holmes você entendeu e estudou corretamente; as necessidades básicas/primárias englobam FISIOLÓGICAS + SEGURANÇA.
Na minha percepção, a IBFC errou na alternativa.
-
Obrigado Matheus, por esclarecer!
-
As afirmativas I e II estão corretas.
-
Gabarito C.
As alternativas I e II estão corretas.
Segundo Chiavenato (1999), motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo ser provocado por um estímulo externo (ambiente) ou internamente nos processos mentais. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras.
-
Já respondi várias questões assim e quase sempre prevale as duas como certas/erradas.
-
lembrar de crescimento / relacionamento / existência de Alderfr ajuda muito :
1 autorrealização
2 autoestima
3 afetivos sócias
4 segurança
5 fisiológicas
-
I - Verdadeira. Como vimos nas questões anteriores, nossa banca cobra bastante esse aspecto do conceito de motivação, que ela pode ser gerada por motivos internos e também por estímulos externos, contidos no meio ou na situação em que o indivíduo está inserido.
II – Verdadeira. De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, as necessidades humanas, que motivam os indivíduos, são hierárquicas, ou seja, vão surgindo à medida que as inferiores vão sendo supridas. Em ordem temos, nesta teorias, as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização.
Resposta: C
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a motivação. Neste caso, assinalemos a alternativa que indica as afirmativas corretas.
I. correta. A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.
II. correta. Diferentes estudos sobre as necessidades humanas e seu papel na motivação ressaltam uma teoria em especial: a teoria de Maslow, que diz que as necessidades básicas estão na base da pirâmide, seguida pelas necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e por último as necessidades de autorrealização.
A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.
Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:
Necessidades primárias:
- Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
- Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
Necessidades secundárias:
- Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
- Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
- Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
Concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.