SóProvas


ID
178174
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio, somente não está garantido pela Lei n.º 9.784/99 o direito à:

Alternativas
Comentários
  • resposta certa: d)

    lei 9.784/99- Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

     Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

            Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

  • No processo administrativo federal, regido pela lei 9.784/99, não existe assistência jurídica gratuita. Por isso, se o particular necessitar de um advogado, de um perito etc, terá que arcar sozinho com as custas. A única coisa a respeito de gratuidade descrita na lei é com relação a caução quando da interposição de um recurso, aliás, essa é a posição do STF, de que não se pode exigir caução quando se interpõe um recurso admnistrativo.

  • Cabe observar que a questão refere-se especificamente a aspectos da Lei Federal n. 9.784/99, portanto, gabarito correto.

    Em se tratando de Processo Administrativo disciplinar na esfera FEDERAL, que é espécie de processo que pode resultar sanções, a Lei Complementar n. 80/94 em seu artigo 18, VII, garante o direito à assistência jurídica gratuita por Defensor Público Federal aos necessitados.

    Lei Complementar n. 80/94

    (...)Art. 18.  Aos Defensores Públicos Federais incumbe o desempenho das funções de orientação, postulação e defesa dos direitos e interesses dos necessitados, cabendo-lhes, especialmente:
    .....
    VII - defender os acusados em processo disciplinar. (...)
  • Se o processo é administrativo, como poderá se falar em assistência jurídica gratuita?
  • Não concordo com esta questão: em processos administrativos que se faz obrigatória a assistência de advogado, uma vez preenchidos aqueles requisitos da assistencia judiciaria, há de ser condedida, ora bolas!!!
  • Quanto à letra A, onde se "garante" essa tal de "comunicação" (conceito abstrato criado pela FGV)?
  • Reunindo as duas melhores respostas:

    A lei é clara:

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;   Um colega postou: Se o processo é administrativo, como poderá se falar em assistência jurídica gratuita?

    Pois é, processos administrativos não precisam de advogados; mas eles também não proibidos. Se alguém quiser contratar advogado, está livre para isso. Se alguém quiser procurar assistência gratuita na defensoria pública, receberá assistência e orientação do que fazer.
  • Obs:  no processo adm no ambito da Adm Pub:

    Despesas processuais: proibida cobranca

    Assistencia juridica: ha cobranca do interessado

    Recurso Adm.: Gratuito ( entendimento do STF).

  • Alternativa D

    Nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio:

    Garantia dos Direitos

    comunicação;

    produção de provas;

    interposição de recursos;

    apresentação de alegações finais.

  • Das cinco garantias acima, a única que não consta no inciso Art. 2° Inciso X é a assistência  jurídica gratuita. Gabarito: D

  • Importa citar:

     

    LEI COMPLEMENTAR Nº 80, DE 12 DE JANEIRO DE 1994. Organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, e dá outras providências.

     

    Art. 4º São funções institucionais da Defensoria Pública, dentre outras:V – exercer, mediante o recebimento dos autos com vista, a ampla defesa e o contraditório em favor de pessoas naturais e jurídicas, em processos administrativos e judiciais, perante todos os órgãos e em todas as instâncias, ordinárias ou extraordinárias, utilizando todas as medidas capazes de propiciar a adequada e efetiva defesa de seus interesses;     (Redação dada pela Lei Complementar nº 132, de 2009).

  • Alternativa D.

    Nos processos que possam resultar sanções, não é garantido o acesso à assistência jurídica gratuita.

  • Quero essa lei memorizada pra ontem, Vanessa!

    Tá brabo, viu?!

    Fundamento: Artigo 2, inciso X.

    Direito á: alegações, comunicação, produção de provas, interposição de recursos.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 2  A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.