SóProvas


ID
1782235
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares. São várias teorias sobre a nocividade dos aparelhos sobre o corpo humano. Quer saber quais são elas? Então vamos à lista:

1. Celulares são responsáveis pela destruição de famílias.
Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis. Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações. Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais.
2. Ele põe sua vida em risco.
No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito. Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas. Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além: até mesmo quando estamos caminhando, ficamos mais suscetíveis a acidentes quando estamos em ligações.
3. Seu telefone é uma colônia de bactérias.
Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios. Muitos utilizam os aparelhos no banheiro, o que pode infectá-los com bactérias dos mais variados tipos. Sujeiras dos bolsos, chão e mesas também afetam os telefones. Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana.
4. Mensagens estão em nosso subconsciente.
Um estudo alemão mostrou que grande parte das pessoas de até 30 anos está com os caminhos para a digitação de mensagens gravados no subconsciente. Isso significa que, mesmo sem um teclado visível, os usuários conseguem saber onde estão as letras de seus celulares.
Parece o mesmo que acontece com os teclados de computadores, mas nos experimentos somente os números eram mostrados e, incrivelmente, as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente.
5. Você está perdendo seus sentidos.
Em uma velocidade muito baixa, mas isso está acontecendo. Possivelmente os celulares estejam fazendo com que seus olhos sejam afetados (a radiação faz com que eles sejam aquecidos). Além disso, a audição pode estar sendo afetada por volumes muito altos em fones de ouvido.
6. Eles deixam as crianças malcriadas.
Estudos mostram um dado curioso. Mulheres que usam celular durante a gravidez e durante os primeiros anos de vida de seus bebês têm 50% a mais de chances de terem filhos com sérios problemas comportamentais. A causa disso? A radiação por celulares estaria estimulando a liberação de melatonina (um hormônio que regula várias funções corporais).
7. Celulares podem causar esterilidade.
Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética. É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade.

A primeira teoria informa que “Celulares são responsáveis pela destruição de famílias". Trata-se de uma:

Alternativas
Comentários
  • Ou eu não entendo nada de português ou a FGV é muito sacana, ela conta um fato em que uma família é destruída, por meio da utilização do celular, e depois diz que é exagero

  • QUE BANCA MALUCA

  • Pessoal, pensem fora do texto. O comando da questão é para avaliar a teoria - obviamente não só com base no texto, mas também na realidade. Vocês realmente acham que a culpa pela dissolução das famílias é do celular? Não, né? Então é uma opinião exagerada.

  • Discordo do Lucas. As questões FGV são totalmente voltadas ao texto. A não ser que o enunciado trate da INFERÊNCIA.

    Esta questão é totalmente subjetiva. Infelizmente, característica da banca.

  • Eu errei, mas essa questão não tem polemica. O conteúdo da primeira teoria não é exagerado, o que ta escrito ali acontece, mas a afirmação de que celulares destroem famílias realmente é.

  • Com tantos assuntos e formas inteligentes de aferirem o conhecimento dos candidatos... E fazem questões ridículas como esta!... Ridículo!!!
  • Questão mal elaborada... pelo texto a letra b estaria correta... Seria letra c se extrapolarmos o texto...

  • Antes de responder essa questão, o ideal seria ler seu subtítulo, que diz: "São várias teorias...". Teoria é uma hipótese, procura transmitir alguma ideia da realidade. Lendo apenas o título do item 1, é feito uma afirmação: a de que os "celulares são responsáveis pela destruição das famílias". Como se nunca tivesse acontecido traições anteriormente ou que os filhos nunca fossem rebeldes (o celular apenas evidencia e facilita quem tem essa predisposição). Dizer que "Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis" é uma ideia absurda. Não se leva em conta o quanto o celular nos aproximou das pessoas que amamos. Isso se trata mais de uma opinião pessoal do que propriamente uma constatação a partir de fatos. 


     
    A ideia é exagerada, mas o profundamente fica por conta da FGV (que gosta de intensificar a alternativa correta para causar confusão).

  • Você conhece a FGV? Não existe questão mal formulada, questão maluca etc., existe questão FGV.

  • Onde está o exagero? 

  • Quanta subjetividade !!! A banca não se atém ao texto. Aí fica difícil !!!! Isso gera desconfiança e é anti-democrático. 

  • Destruição....o exagero está aí...

  • Eu acho que o examinador leu este texto em casa naqueles dia de mau humor, achou tão ridículo que resolveu sacanear quem o escreveu tirando uma com os argumentos estranhos usados. Agora, de avaliação de conhecimento da língua portuguesa essa sequência de questões deste texto tem muito pouco.

  • Essa banca não era para fazer questões de interpretação de texto, pois ela é muito confusa.

  • Letra C. Correta.

    O examinador pensou assim: os celulares atuam apenas como um instrumento "facilitador" para os diversos problemas que já existiam nas famílias antes mesmo do seu advento. Ou seja, não é possível culpabilizá-lo de forma tão absoluta.
    De fato, é verdade... e quem ousa discordar que eram frequentes as "puladas de cerca" antes mesmo dos smartphones, que atire a primeira pedra!
  • Celular é um objeto inanimado. É só fazer uma analogia com armas, culpando-as por matar pessoas. É uma opinião profundamente exagerada.

  • Primeiro falam que não é para levar nosso conhecimento de mundo para as questões de interpretação e só levar em consideração o que a questão diz. Aí nessa questão tinha que resolver levando em conta nosso conhecimento de mundo, fora da questão.

    Realmente, assim fica complicado tentar entender essas questões da FGV!

  • Texto??? Apareceu uma charge! Acho que o site misturou tudo.

  • Fiquei em dúvida entre a B e a C, pois, de fato, era uma opinião do autor do texto (vide a charge mostrando que mesmo usando celulares, a família ainda existe, ainda há comunicação, mesmo que diferente do comum), mas não achei PROFUNDAMENTE exagerada. Esse "profundamente" que me confundiu.

  • Se o candidato relacionar com o texto anterior ele pensa logo na letra da B pelos fatos que r almeje acontecem na vida real, mas se interpretar a frase da questão  vai identificar que não é só o celular que causa destruição da família ( Exagero) existem vários outros fatores 

  • Parece que a banca espera um posicionamento crítico do candidato, a respeito da análise de fatos.
  • Pensei assim: provavelmente o Agostinho ta cm dedo nessa prova. O cara já ta perto da aposentadoria, deve ter presenciado uma epoca que não tinha tecnologia (nem cheiro dela). Mas ele sabe que traição e familia desunida existe antes mesmo dele nascer (ó, faz tempo hein...) Na cabeça dele é exagero pensar que o celular causou isso tudo.

  • Definitivamente é contar com a ajuda divina para conseguir adivinhar como interpretou o examinador em cada questão. Eles não mantém o padrão.

  • opinião exagerada? ok... dá, de fato, pra chegar a essa conclusão. Agora, PROFUNDAMENTE? É muito subjetivo! Não dá pra inferir isso do texto. Pelo amooor...

  • Não vou me desesperar, Deus é mais!! :D


  • A) nenhuma pesquisa foi mencionada na teoria 1;

    B) se nenhuma pesquisa foi mencionada, como posso dizer que há uma CONSTATAÇÃO de FATOS?

    C) indícios de exagero: não tem pesquisa e foram usados os termos: os casais eram MUITO MAIS fiéis. Sem pesquisa, a teoria 1 afirma com certeza absoluta que todos os casais eram MUITO MAIS fiéis? E ainda se refere à GRANDE MAIORIA dos casos de adultério. Sem pesquisas? De onde tirou essa os números da grande maioria? As reuniões de família são CONSTANTEMENTE atrapalhadas ou CONSTANTEMENTE ignoradas por celulares? Exagero, não?

    D) Quais preconceitos? Não há nem uma crítica sequer ao adultério, por exemplo... não encontrei adjetivos de opiniões preconceituosas..

    E) Mentes conservadoras? Que mentes? É o mesmo caso da D. Não tem adjetivos ou insinuações de preconceitos ou conservadorismos. A teoria 1 só é descrita como se tivesse fundamento incontestável, mas não tem opinião no texto. Pelo menos no item 1 do texto.

  • Não aguento mais errar caaraaaamba! Desde que colocaram a fgv como banca para esses novos concursos de 2016, meus estudos nunca mais renderam da mesma forma....é pura baixo auto estima.

  • Gente...as traições são culpa das pessoas e não dos celulares. Os filhos distantes deveriam se tornar um problema para os pais, e estes deveriam buscar uma solução. O objeto celular não tem culpa nisso. Foi um exagero do autor. Maaaaas...entendo todos aqueles que marcaram a B. A FGV está perturbando a cabeça de muitos.

  • Então... vejam: as questões A e B não podem estar corretas, pois esta afirmação não contém embasamento que a comprove - trata-se de uma opinião. As questões D e E também não podem ser afirmadas como verdadeiras, pois não conhecemos o universo das pessoas atingidas pela afirmação, ou seja, quem disse que todas são preconceituosas e conservadoras? Sendo assim - sem provas, pesquisa, dados, etc. - é um exagero afirmar que os celulares são responsáveis pela destruição de famílias. 

  • Concordo com a Lídia.

    A letra b) não pode ser. Quais fatos? Os que o autor do texto constatou durante os últimos anos? Não há nada de concreto nisso.

    Agora, dizer que os celulares são responsáveis pela destruição das famílias.. é claro que isso é uma opinião exagerada.

    Concordo que, em alguns casos, algumas bancas forçam a barra, mas esse não é um deles.

    Vamos na fé. 

  • Vou fazer uma pergunta: Quantas famílias vocês conhecem que foram destruídas por causa do uso de celular?

    Houve alguma pesquisa ou estudo com dados informando que DE FATO isso ocorreu ou ocorre?

    Então como podemos afirmar que isso é um FATO! O que é uma familia ser DESTRUÌDA? foram todos mortos? ou todos se separaram? Essa afirmação é no mínimo um exagero, que não percebemos por ser "meio que usual" utizarmos na nossa língua falada.

    Não defendo a FGV, e sou o primeiro a errar (e bastante), porém acredito que na maioria das vezes, é devido a minha\nossa falha na interpretação de textos.

  • NÃO HÁ ESTUDO, NÃO HÁ TREINAMENTO, NÃO HÁ AULAS, NÃO HÁ QUANTIDADE DE QUESTÕES RESOLVIDAS QUE POSSAM TE PREPAR PARA ESSE TIPO DE QUESTÃO!!!!!!!!!!

    Passar nessas merdas de concurso esta virando um ato de sorte ou iluminação espiritual!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ambas as alternativas C e D me pareceram corretas. O trecho tem sim marcas de preconceito... só lembrei daqueles tiozões que insistem na ideia de que "antigamente era muito melhor...", "esses jovens e suas tecnologias", como se apenas os jovens vivessem obcecados com seus smartphones. Enfim! Mas o que pegou na alternativa D, pra mim, foi o "profundamente"... Questão ultra subjetiva mesmo, daquelas que a gente fica com medo de marcar!

    Mas como a Rayssa disse num dos primeiros comentários "As questões FGV são totalmente voltadas ao texto. A não ser que o enunciado trate da INFERÊNCIA. Esta questão é totalmente subjetiva. Infelizmente, característica da banca."

  • Analisar a questão depois de já ter a resposta é muito fácil. Essa questão é típica pra ser na sorte. Não há possibilidade de alguém marcar a resposta com toda certeza. FGV lixão.

  • "Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações". É claro que isso é exagero. Os adúlteros poderiam se encontrar de outras formas mais discretas - até mais do que o próprio celular. Não leram O Primo Basílio?

  • NAÇÃO CONCURSEIRA!!

    Ouso discordar de todos que criticaram à  resposta a questão e a banca, na hora da prova é tenso, mas atenham-se somente ao pedido: A PRIMEIRA TEORIA INFORMA.. "...são RESPONSÁVEIS ...DESTRUIÇÃO...trata-se de uma:

    R: exagero nas afirmações ( RESPONSÁVEIS E DESTRUIÇÃO)...ou seja, opinião profundamente exagerada.

    Além do mais a questão não se referiu ao texto inteiro, mas ao conjunto dele - Afirmação da teoria + informação do texto.

    FORÇA, FOCO E FÉ !

  • Depois de perceber o quão desesperador é fazer questões, em especial de português, da FGV, comecei a tentar desenvolver uma forma de decifrar. Estou melhorando meu desempenho nas questões e alguns amigos já me disseram que melhoraram também.

    Funciona assim:

    1 - NUNCA (MAS NUNCA, DE FORMA ALGUMA) comece uma prova, seja da matéria que for, pela primeira questão apresentada pela banca, a FGV, tem o prazer de te desestabilizar nas primeiras questões (algumas outras bancas fazem isso as vezes, mas a FGV é mestra nessa arte). Eu também evito começar pelo final... a ideia é tentar não fazer a prova ou as questões de forma linear, pq tudo que tem forma linear é previsível e a banca pode te pegar na tua previsibilidade! Então seja imprevisível: comece pelo meio!

    2 - Ler o enunciado e "traduzir" exatamente o que a banca quer. Antes de ler as alternativas ou o texto, é necessario entender muito bem a ideia da questão, se começar de qqr jeito, como quer acertar?

    3 - Ler as alternativas fora de ordem, começar pela "a", assim como começar pela questão 1, é previsível e a banca estrutura cada uma das questões para que tu caia na rasteira! Vamos dar uma volta nela? Se ler na ordem, vai estar fazendo exatamente o que o examinador espera, exatamente o que ele preparou pra te fisgar.

    4 - depois de entender MUITO BEM o que esta escrito em cada alternativa, comparando com o enunciado (mesmo que a resposta, em tese, dependa do texto) escolha a alternativa que te parece mais correta.

    5 - só então leia o texto (se precisar), diversas questões eu percebi que a leitura do texto serve mais para confundir do que para dar a resposta: muitas vezes a resposta esta na pergunta, não no texto. Grande parte das vezes o texto só me confirma a alternativa que eu já tinha desconfiado no item 4. Ainda, se com a leitura do texto tu chega a uma alternativa diferente da que tinha pensado no item 4, CUIDADO!!! Leia com mais calma.

     

    Eu tenho feito assim em todas as questões da FGV, nunca vi banca que gosta mais de gabarito inesperado... Então tb precisamos ser inesperados né? Não adianta reclamar da banca, tem que aprender a acertar!

     

    Espero que as dicas ajudem vocês!

  • Concordo com a colega Lila  que afirma que analisar a questao depois do gabarito fica muito mais fácil, a verdade é que a alternativa correta nunca seria marcada por ninguém, porque afirmar que é uma" opiniao exagerada "é uma opiniao muito pessoal do examinador. Ora a interpretação nao deve ser objetiva? que objetividade decorre dessa afirmação senao um achismo pessoal que nada tem a ver com o texto?  O colega Eduardo tentou justificar o "destruição "como exagero? nao, nao procede.... Professores de portugues fazem o máximo pra sempre ter uma fórmula pra responder as questoes de portugues da fgv, mas a verdade é que nao tem!

  • Como assim a opinião do autor é exagerada...estamos examinando o texto...Olha é de desanimar essa FGV

  • FGV é osso... Não por ser díficil, mas por não saber o que o examinador pensa ou quer.

     

    Celulares são responsáveis pela destruição de famílias (conclusão do autor)

    Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis (relativo, não tem como concluir pelo texto - opinião do examinador e pode ter havido um exagero).

    Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações (fato constatado pelo senso comum e pelo cotidiano, notem que o tel. residencial já está em desuso)

    Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais (fato constatado, quem é pai ou tem irmãos pequenos sabem disso)

    Oras, por 2x1  é plausível verificar que a uma relação entre o senso comum e os fatos expostos pelo autor.

     

     

  • Essa banca é louca KKKKKK só pode! meu Deus

     

  • Melhor resposta: Larissa!

  • Se o texto fala em teoria, logo seria através de pesquisas ou fatos. Tenso, o gabarito

  • Coloca o Sarney, o Lula, o Hitler, o Stalin e o examinador da FGV na mesma sala que eu com uma arma com 5 balas. Eu mato o examinador com os 5 tiros...

  • Alguém precisa por uma camisa de força nessa banca ..

  • namoral, em "constatação a partir de fatos" podemos ver um gabarito que faz muito mais sentido, pois a altenativa aponta um fato e depois diz a informação que a levou a isso. Que raio.

  • Não é apresentada nenhuma citação de autoridade (pesquisa de base) então se trata de uma opinião. (achismo) o resto é extrapolação.

  • Não é tão claro assim, se tratando de FGV nada é muito claro. kkkkk

    Mas não faz sentido colocar a culpa no celular, você trai porque quer. Se o celular facilita são outros 500.. logo é uma opinião profundamente exagerada!

    bons estudos

  • ham?......my god....socorro...FGV, Decide o quê vc quer da vida...hehehe

  • Essa banca é uma palhaçada. Essa questão é uma palhaçada. A FGV deveria ser extinta.

  • Gab. C

     

    Senhores, esta questão é extremamente difícil, pois requer do candidato várias percepções sobre o estilo da banca, amadurecimento e, principalmente, de quem elaborou que, logicamente não sabemos quem foi e o que ele pretendia extrair de nós. Se erramos no Qconcursos respondendo sem pressão e com "certa" tranquilidade, imagina na hora da prova, portanto, cada vez mais precisamos solucionar o maior número de questões para entedermos melhor como funciona cada organizadora de concurso público.

     

    No meu humilde entendimento, o que pode justificar o gabarito "opinião profundamente exagerada", é quando o autor diz que os celulares são responsáveis pela destruição de famílias, pois na verdade não são os celulares propriamente ditos, e sim, nós seres humanos que ao utilizamos não colocamos limites em nossas ações diárias.

  • Não tem justificativa pra isso ! É o que eu falo eles simplesmente trocam o gabarito na segunda e divulgam na terça , praxe da FGV

  • Uma coisa que poderia ter ajudado na resolução das questões com esse texto seria a banca ter avisado q o tal site Cracked é um site de comédia, humor, etc. Do jeito que a banca coloca o texto, parece um site informativo qualquer, apesar do exagero do texto. Saber que não é um site sério ajudaria a compreender melhor o texto colocado e as questões.

    Mas acredito que intuito da banca seja mesmo atrapalhar ao máximo.

  • Questões da FGV exigem uma análise mais detalhada.

    Eu concordo com o gabarito, pois falar que os celulares são destruidores de famílias é totalmente exagerado... Na minha família todos usamos celulares e tá tudo OK, HAHA

  • Na minha opinião há sim a constatação de fatos, ao afirmar que nos telefones pessoais não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações e também quando diz que em reuniões familiares, filhos e filhas preferem as mensagens de texto às conversas com os pais. Portanto, no meu ponto de vista há 2 afirmativas corretas, a letra B e a letra C.

  • Na minha opinião há sim a constatação de fatos, ao afirmar que nos telefones pessoais não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações e também quando diz que em reuniões familiares, filhos e filhas preferem as mensagens de texto às conversas com os pais. Portanto, no meu ponto de vista há 2 afirmativas corretas, a letra B e a letra C.

  • “Celulares são responsáveis pela destruição de famílias"

    quanto a C:

    -> opinião profundamente exagerada (refere-se a uma hipérbole, quando se tem a intenção de exagerar mesmo quando a constatação puder ser factível, ou seja, quando puder ser provada como um fato, como no enunciado)