SóProvas


ID
1782238
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares. São várias teorias sobre a nocividade dos aparelhos sobre o corpo humano. Quer saber quais são elas? Então vamos à lista:

1. Celulares são responsáveis pela destruição de famílias.
Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis. Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações. Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais.
2. Ele põe sua vida em risco.
No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito. Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas. Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além: até mesmo quando estamos caminhando, ficamos mais suscetíveis a acidentes quando estamos em ligações.
3. Seu telefone é uma colônia de bactérias.
Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios. Muitos utilizam os aparelhos no banheiro, o que pode infectá-los com bactérias dos mais variados tipos. Sujeiras dos bolsos, chão e mesas também afetam os telefones. Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana.
4. Mensagens estão em nosso subconsciente.
Um estudo alemão mostrou que grande parte das pessoas de até 30 anos está com os caminhos para a digitação de mensagens gravados no subconsciente. Isso significa que, mesmo sem um teclado visível, os usuários conseguem saber onde estão as letras de seus celulares.
Parece o mesmo que acontece com os teclados de computadores, mas nos experimentos somente os números eram mostrados e, incrivelmente, as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente.
5. Você está perdendo seus sentidos.
Em uma velocidade muito baixa, mas isso está acontecendo. Possivelmente os celulares estejam fazendo com que seus olhos sejam afetados (a radiação faz com que eles sejam aquecidos). Além disso, a audição pode estar sendo afetada por volumes muito altos em fones de ouvido.
6. Eles deixam as crianças malcriadas.
Estudos mostram um dado curioso. Mulheres que usam celular durante a gravidez e durante os primeiros anos de vida de seus bebês têm 50% a mais de chances de terem filhos com sérios problemas comportamentais. A causa disso? A radiação por celulares estaria estimulando a liberação de melatonina (um hormônio que regula várias funções corporais).
7. Celulares podem causar esterilidade.
Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética. É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade.

Ao dizer que “Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis", o autor do texto 1:

Alternativas
Comentários
  • Essa aí foi pra não zerar a prova de português!

  • Essa daí é o caminho para a resposta da pergunta anterior.

  • "mostra uma preocupação moralizante digna de aplauso;"  kkkkkkk

  • Pra mim, essa questão não tem resposta correta. As opções são todas estapafúrdias.

  • realmente...qm cria as relações indignas são as pessoas. Os celulares não têm culpa.

  • Pensei como um examinador louco da FGV, 

  • sanduíche de bacon FGV??

  • Para não zerar?!?! Tu tade...!!!!

    Banca de m...

    Acertei exatamente por causa da questão anterior!!! Pois o examinador louco, como bem disse emerson macedo, deixou claro que acha a opnião do autor exagerada, e assim, não poderia ser a B (...aplausos). Porém, apesar de ter marcado a A por eliminação, não há resposta essa questão.

    No segmento destacado o autor não diz que o celular criou a traição, mas sim que o número de traições cresceu!!!!!!

    BANCA LOUCA!!!!

  • Banca ptética!!!! Pqp....

  • Nao consigo entender.. em momento algum o autor do texto disse que o celular cria infidelidade. 

  • Que isso, não dá para acreditar. Como assim cometeu um erro argumentativo. Em nenhum momento ele diz no texto que o celular cria a infidelidade, pois, inclusive, o autor diz que os casais, antes do celular, eram muito mais fiéis (ou seja, existia a infidelidade, mas não era tanta).

  • "mostra uma preocupação moralizante digna de aplauso;"só eu que ri sozinha dessa alternativa sem pé nem cabeça?!

  • caracaaa existe nao essa fgv!Vou parar de estudar portugues ,porque não adianta mesmo!

  • " Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis"

    a) comete um erro argumentativo, pois o telefone celular só facilita a infidelidade e não a cria;

    IMPOSSÍVEL ESSA BANCA!

    De onde se pode afirmar erro argumentativo??? que o celular cria a infidelidade??? qual o momento em que o autor afimar isso nessa alternativa???

    Se eram mais fiéis, quer dizer que existiam os não fiéis, portanto NÃO CRIOU NADA, só FACILITOU!

    QUE LOUCURA DESSA FGV!

    Bons estudos!

     

  • Erro argumentativo? kkkkkk.

    Cadê a ambiguidade, a incoerência lógica?

  • Kkkkkkkk a letra B não tinha como não rir!!! Mortaaaaaaaaaaaa

  • Gab: A ; examinador da FGV mais uma vez metendo os pés pelas mãos. Ele entendeu que fiel é adjetivo relacional, ou seja, não permite variação de intensidade (ou alguém é fiel ou não). Tudo bem, concordo, mas, no contexto, o autor não argumenta que um casal específico era mais fiel antes do celular. O texto nos diz que no passado existiam uma quantidade maior de casais fieis. Permitindo compreender facilmente o que quer dizer o autor. É um alto nível de gramática e abstração para o examinador, aparentemente.
  • Galera, vamos manter os comentários OBJETIVOS, com intuito de acrescentar algo, caso contrário NÃO COMENTE. Obrigado e bons estudos.

  • Embora eu tenha acertado, o que não é frequente, não vejo erro agumentativo, pois o autor não afirma que o celular é causa da infedilidade. 

  • eu entendi essa FGV. A questão anterior aponta uma característica pessoal de quem fez a questão, podemos dizer que é até uma filosofia. Para essa pessoa o aparelho "o celular" não causa nada, pois isso é coisa que nós fazemos. Por tanto, assim como na questão " Q594076" o celular não "destroi" a familia, aqui o aparelho também não causa o problema - apenas o aumenta. A banca entende que o ser humano é responsável pelos seus atos e não o aparelho.

  • Pra mim não tem resposta correta kkkkkk

  • Tem que voltar no texto.

    Olhar a TESE e os ARGUMENTOS usados p fundamentar.

    Depois da frase ele coloca: o adultério é combinado pelo telefone. Se é combinado, não é criado.

    O telefone apenas facilita a comunicação, não cria o adultério.

    Então, com esse argumento de facilitação, o autor não consegue confirmar a tese opinião dele: “antes dos celulares, os casais eram mais fiéis”.

    Falha na argumentação.