SóProvas


ID
1782241
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares. São várias teorias sobre a nocividade dos aparelhos sobre o corpo humano. Quer saber quais são elas? Então vamos à lista:

1. Celulares são responsáveis pela destruição de famílias.
Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis. Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações. Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais.
2. Ele põe sua vida em risco.
No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito. Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas. Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além: até mesmo quando estamos caminhando, ficamos mais suscetíveis a acidentes quando estamos em ligações.
3. Seu telefone é uma colônia de bactérias.
Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios. Muitos utilizam os aparelhos no banheiro, o que pode infectá-los com bactérias dos mais variados tipos. Sujeiras dos bolsos, chão e mesas também afetam os telefones. Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana.
4. Mensagens estão em nosso subconsciente.
Um estudo alemão mostrou que grande parte das pessoas de até 30 anos está com os caminhos para a digitação de mensagens gravados no subconsciente. Isso significa que, mesmo sem um teclado visível, os usuários conseguem saber onde estão as letras de seus celulares.
Parece o mesmo que acontece com os teclados de computadores, mas nos experimentos somente os números eram mostrados e, incrivelmente, as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente.
5. Você está perdendo seus sentidos.
Em uma velocidade muito baixa, mas isso está acontecendo. Possivelmente os celulares estejam fazendo com que seus olhos sejam afetados (a radiação faz com que eles sejam aquecidos). Além disso, a audição pode estar sendo afetada por volumes muito altos em fones de ouvido.
6. Eles deixam as crianças malcriadas.
Estudos mostram um dado curioso. Mulheres que usam celular durante a gravidez e durante os primeiros anos de vida de seus bebês têm 50% a mais de chances de terem filhos com sérios problemas comportamentais. A causa disso? A radiação por celulares estaria estimulando a liberação de melatonina (um hormônio que regula várias funções corporais).
7. Celulares podem causar esterilidade.
Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética. É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade.

Entre os segmentos abaixo, aquele em que o grau destacado contraria a lógica, pois a qualidade apontada NÃO admite gradação é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E:.. ou se é ou não se é fiel,.. não existe meio termo :)

  • A lógica do colega CO Mascarenhas pode, no meu modo de pensar, ser aplicada também a além...Como ir menos ou mais além? Como ser menos ou mais fiel? A primeira hipótese me soa muito mais estranha...

  • Tive o msm pensamento, Dani Torres

  • Estranha, essa resposta. Não existe "menos além".  

  • Ok, o gabarito é letra E pq não é possível ser mais fiel, ou menos fiel. Pois se é fiel ou não é fiel, não existe meio termo.

    Porém quando se pensa em termos estatísticos, é claramente possível! Pois no caso se está falando de vários casais, não de um em particular.

  • Pessoal, entendi a dúvida, pois tbm fiquei entre a A e a E. Mas a questão não é ir "mais" ou "menos" além. A questão é que distração permite gradação (mais distraído, menos distraído), já fidelidade não (como apontou o CO Mascarenhas) - e o enunciado questiona justamente "a qualidade" que não permite gradação, o que também exclui a questão estatística, tendo em vista que o foco é a qualidade em si mesma, "distraído".

  • Vamos além..

    Vamos muito mais além..

    Além só pode ser mais, pq se for "menos além" torna-se AQUÉM. 

    Além do mais o texto compara os casais de antes e depois dos  celulares. E a fidelidade inegavelmente diminuiu com os celulares. 

    No contexto podem sim os casais de antes terem sido "mais fiéis" que os de hoje. 

    Muito estranha essa resposta. 


  • Pensando bem, depois de ter errado, a resposta não é a "A" porque apesar de "mais além" estar errado, "além" não denota qualidade. Não é adjetivo. Acho que a resposta é por aí...

  • Pensei como o CO Mascarenhas, depois de ter errado... rsss


  • Pessoal, acho que o X da questão esteja na palavra qualidade presente no enunciado da questão: "Entre os segmentos abaixo, aquele em que o grau destacado contraria a lógica, pois a qualidade apontada NÃO admite gradação é:".

    Além não é uma qualidade, ao contrário de fiel.
  • Ser fiel ou ser honesto são qualidades absolutas: é ou não é. Não tem meio termo. Não tem gradação.

  • Essa também complementa duas questões atrás. Parece que o examinador quer se justificar com a esposa kkk

  • Da mesma forma, por não expressar qualidade, a letra c não poderia ser a resposta, pois "rapidamente" indica modo, embora soe estranho: mais rapidamente e menos rapidamente.

  • Mais fiel e menos fiel.

    Fiel é fiel.

    Quem é menos fiel não é fiel.

    Por isso, fiel não admite gradação superior ou inferior!

  • Eu marquei a letra e mesmo, mas parece que a banca não entendeu, nem nessa questão e nem na anterior, que o "mais fiéis" não está intensificando o "fiéis", e sim comparando a proporção de casal que eram fiéis antigamente, com os de tempos posteriores.

  • Afirmar que a letra E é a que esteja errada, pela lógica da prova, é concordar que a opção A esteja correta. O que é um grande equívoco. Pela definição do Aulete, por exemplo, o termo além significa:

    1. Mais adiante: "E apontou para a parede fronteira à porta de entrada, fazendo um gesto para mostrar que a casa se estendia além" (Visconde de Taunay, Inocência).

    Observe que ele carrega a ideia de mais. Algo que é superior. Se fosse menos seria aquém. Logo, dizer mais além, seria como dizer mais mais adiante - o que claramente se mostra como impossível.

  • Da série "Celular não é a culpa das separações" (kkk), eu errei a primeira, e acertei as duas seguintes. Engraçado eles explorarem o assunto em 3 questões né!?

  • Entendi que devemos nos ater à qualidade, pura e simplesmente, sem considerar o sentido da frase. Deve-se retirar do contexto.
  • Errei essa por pensar no contexto, ams de fato não é possível uma pessoa ser mais ou menos fiel: u ela é fiel ou é infiael. vacilo...

  • rapaziada... não existe meio corno!

  • Ou é fiel ou não é fiel...

  • Matheus, acredito que não.

    O que você escreveu seria verdade se fosse algo assim: "Antes dos telefones celulares, a quantidade de casais fiéis era maior" ou algo semelhante.

    Vamos na fé.

  • O Estado Islâmico concorda com o fato de não existir "mais fiel" e "menos fiel".
    Mas bom saber que existe "mais além"...

  • A questão pede a qualidade(ADJETIVO) apontada que NÃO admite gradação:

    A) Advérbio de LUGAR

    B) Adjetivo - admite gradação

    C) Advérbio de MODO

    D) Adjetivo - admite gradação

    E) Adjetivo - NÃO admite gradação

     

    Creio que é isso...

  • Concordo com Matheus, tive exatamente o mesmo pensamento!

    Na minha opnião, todos estão corretos! Porém como a FGV elabora questões não com intuíto de avaliar seu conhecimento, mas para ver o candidato marcar a "menos errada",..

    Nesse caso, essa seria a resposta, por não dizer no texto que o mesmo foi baseado em dados estatísticos e sim nas teorias de um site!

    Porém alguns aqui falaram que a razao do erro na letra a, foi por possuir um advérbio. Este pensamento está incorreto, pois longe é adverbio, e podemos falar "fomos muito mais longe do que o planejado" ou "ele foi muito mal na prova" e ambos admitem gradação!

  • Parece que a FGV errou a interpretação da questão. Pois a frase parece uma comparação entre períodos. Antes x% dos casais eram fiés e agora y% são fiéis, ou seja, mais/menos fiéis que antes.
    Sem falar que é um tanto subjetivo.
    O que me deixa mais irritado é que na alternativa C, por exemplo, não tem como ser "mais rapidamente" também, a menos que se compare dois casos. (Eles fazem "mais rapidamente" do que antes).
    Ou seja, na alternativa C se deve interpretar que é uma comparação, na alternativa E não se deve. Como saber o critério?

  • Gente, a FGV é uma banca extremante inteligente, tanto que só os alunos de alto nível conseguem resolver com faciliddade, nós, pobres mortais, ficamos com raiva da banca e reclamando. Só que o quero é entender e saber quais adjetivos não admitem flexão de grau. (quais os critérios) Não achei em nenhuma gramática. Alguém sabe???

  • Realmente não tem como eu ser mais fiel ou menos fiel, ou sou fiel ou não sou.

     

  • Marquei a "E" por eliminação, mas particularmente discordo do gabarito:

    "os casais eram muito mais fiéis"

    Refere-se a pluralidade de CASAIS, não apenas a um. Logo, trata-se de lógica estatística: há mais casais infiéis; e não "há casais mais infiéis".

  • O que varia é o número de casais fiéis, e não a fidelidade. 

    Adjetivos que não se flexionam em grau
    Muitos adjetivos não apresentam a ideia de grau porque o próprio significado não o permite. Entre outros: anual, mensal, semanal, diário, hodierno, casado, solteiro, eterno, unânime, perpétuo, áureo.

    Fonte: http://www.aulete.com.br/gram/cap08-05-gradacao_dos_adjetivos

  • ok

    n existe mais fiel, ou menos fiel
    mas n eh soh sobre isso q a alternativa fala

    ela diz q hj os casais são menos fieis q antes

    complicado

  • ou é fiel ou não é.

  • Se o adjetivo "fiel" não admite gradação, então com explicar o superlativo "fidelíssimo"?

  • menos além?

  • A lógica do colega CO Mascarenhas pode, no meu modo de pensar, ser aplicada também a além...Como ir menos ou mais além? Como ser menos ou mais fiel?

  • Questão complicada, hein!

  • sangue de jesus tem poder, tem poder, tem poder (6)

  • Entendi assim: se você dorme com uma ou muitas pessoas fora do seu casamento, você é infiel. Não há graduação: traindo com um ou muitos, infiel é infiel.

  • O que é Fiel pra mim, pode não ser pra outras pessoas hahahaha

    Exemplo. O cara é casado e olhou pra uma mulher, com um pensamento.....

    Pra alguns, só o fato de ter olhado e pensado qualquer coisa, já é infidelidade. Pra outros, se não teve contato fésico, não é infidelidade..

    "Agora, outra opção (A), tem como ir mais além?"

  • A FGV perguntou uma coisa e colocou outraq na resposta 

     

    Porque em tese onde não há gradação é na LETRA B 

  • Prof. Alexandre Soares do QC... O melhor!!!!

  • Não existe ninguém mais fiel ou menos fiel.

    Ou a pessoa é fiel ou não é.