SóProvas


ID
1782277
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

O site Cracked separou sete coisas que ninguém sabia sobre os celulares. São várias teorias sobre a nocividade dos aparelhos sobre o corpo humano. Quer saber quais são elas? Então vamos à lista:

1. Celulares são responsáveis pela destruição de famílias.
Antes dos telefones celulares, os casais eram muito mais fiéis. Atualmente, a grande maioria dos casos de adultério é combinada por telefones pessoais, pois dessa forma não há tanto risco de outra pessoa atender às ligações. Isso sem falar em reuniões familiares, que são constantemente atrapalhadas (ou ignoradas) por filhos e filhas que preferem as mensagens de texto às conversas com os pais.
2. Ele põe sua vida em risco.
No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito. Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas. Mas há relatos de que a distração causada pelos celulares vai muito mais além: até mesmo quando estamos caminhando, ficamos mais suscetíveis a acidentes quando estamos em ligações.
3. Seu telefone é uma colônia de bactérias.
Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios. Muitos utilizam os aparelhos no banheiro, o que pode infectá-los com bactérias dos mais variados tipos. Sujeiras dos bolsos, chão e mesas também afetam os telefones. Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana.
4. Mensagens estão em nosso subconsciente.
Um estudo alemão mostrou que grande parte das pessoas de até 30 anos está com os caminhos para a digitação de mensagens gravados no subconsciente. Isso significa que, mesmo sem um teclado visível, os usuários conseguem saber onde estão as letras de seus celulares.
Parece o mesmo que acontece com os teclados de computadores, mas nos experimentos somente os números eram mostrados e, incrivelmente, as pessoas envolvidas conseguiam decifrar os códigos mais rapidamente.
5. Você está perdendo seus sentidos.
Em uma velocidade muito baixa, mas isso está acontecendo. Possivelmente os celulares estejam fazendo com que seus olhos sejam afetados (a radiação faz com que eles sejam aquecidos). Além disso, a audição pode estar sendo afetada por volumes muito altos em fones de ouvido.
6. Eles deixam as crianças malcriadas.
Estudos mostram um dado curioso. Mulheres que usam celular durante a gravidez e durante os primeiros anos de vida de seus bebês têm 50% a mais de chances de terem filhos com sérios problemas comportamentais. A causa disso? A radiação por celulares estaria estimulando a liberação de melatonina (um hormônio que regula várias funções corporais).
7. Celulares podem causar esterilidade.
Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética. É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade.

O segmento do texto 1 que mostra distanciamento do autor do texto em relação à opinião emitida é:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com uma dúvida: na alternativa C, o que o autor fala não é, em essência, uma opinião, e sim uma constatação de fato. A letra D está muito mais "correta", mas mesmo assim é uma questão complicadinha.

  • Errei a questão, mas fazendo uma análise fria, veja que nesse trecho, em momento algum, o autor emite alguma opinião.

    7. Celulares podem causar esterilidade.

    Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética. É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade

  • GABARITO " D"


    a) “Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas". (indica que o autor concorda com a informação exposta)

    b) “Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios". (caracteriza uma opinião do autor)


    c) “No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito". (aqui eu não consegui identificar nem que o autor concorda nem discorda, mas achei a letra "d" mais explícita na situação que a questão pede)  

    d) “Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética". (GABARITO. AQUI O AUTOR APENAS PASSA UMA INFORMAÇÃO DOS CIENTISTAS, MAS NÃO DEMONSTRA CONCORDÂNCIA COM ELA)

    e) “Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana". (caracteriza uma opinião do autor)

    Espero ter ajudado!
  • A questão conduz o candidato(a) para duas alternativas: "C" e "D". Vamos observar as diferenças entre elas: alternativa "C": “No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito". Ao dizer "no Brasil" o autor passa a ideia de distanciamento sim, mas um distanciamento ligado a deslocamento físico, é como se ele estivesse em outro país falando sobre o Brasil. Alternativa "D": “Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética". Aqui o autor demonstra um distanciamento com relação a fala, opinião alheia: "segundo apontam cientistas". Ele apenas repetiu um discurso construído e fundamentado a partir de estudos e atividades profissionais sobre um determinado assunto que não é de sua autoria e que, neste caso, foi usado para garantir mais confiabilidade a sua tese. Como a questão pede "o segmento do texto 1 que mostra distanciamento do autor do texto em relação à opinião emitida" a resposta correta é a da opção "D".

     
  • mais uma questão de cara ou coroa da fgv

  • O autor utilizou do argumento de autoridade para dar credibilidade ao texto. 

  • Eu entendi que esse "segundo apontam cientistas" distancia a opinião dele, uma vez que foram os cientistas que disseram/apontaram/opinaram isso e não ele. Bom... Eu pensei assim pra matar essa questão e deu certo, rsrs
     

  • Questão: "segmento que mostra distanciamento do autor do texto em relação à opinião emitida"

    Marquei a "C", e não a "D" (gabarito), porque entendi que o autor ter citado cientistas na "D" configura reforço de sua argumentação, ou seja, não mostrou distanciamento do autor em relação à opinião emitida; enquanto na "C" a informação é neutra, não aproxima o autor à opinião emitida.

    Ainda não entendi a "D". Ou entendi... acredito que meu erro tenha sido na classificação do texto como dissertativo argumentativo, ao invés de dissertativo expositivo. E a questão não afirma que a opinião omitida era a do autor. Extrapolei.

  • A letra c também me parece correta:

    c) “No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito".

    Opinião emitida: Ele põe sua vida em risco.

    Argumento do autor: Falar ao telefone no volante é uma infração.

    Se isso não é um distanciamento, então... 

  • Na letra C, não há opinião, mas a simples constatação de um fato: "No Brasil, falar ao celular (...) é uma infração de trânsito."

    Na letra D, apesar de os cientistas se basearem em experimentação, eles emitem uma opinião após essas experiências.


    Os comentários do Luiz Krauss e da Jaque Moraes também procedem, na minha opinião. Na verdade, usei o que a Jaque falou pra deduzir que a correta era a letra D enquanto fazia a questão, porque em todo o parágrafo parece haver um pouco de ceticismo por parte do autor, e isso não acontece em relação à teoria da letra C, em que o autor demonstra muito mais anuência em relação ao que está sendo falado.

  • Porra, afinal uma questão que examina o estudante essa FGV é osso. Desculpa aos pudicos.

  • A própria variedade de explicações válidas que colocamos aqui para embasar que C e D estão certas já é motivo pra FGV acabar com essa palhaçada desse cara ou coroa nas questões de Português. Muitas questões assim, já deu já.
  • Nessa discordo um pouco da maioria aqui, entendi q a C apesar de falar da lei no Brasil parece o autor concordar da necessidade se ser lei, pois ele comenta a distração que traz aos motoristas, já "segundo os cientistas" , está mais distante do autor, e os comentários dele são no campo da possibilidade, vejam:  

    "É ela que, supostamente, causa danos ao cérebro. Novas teorias apontam para o fato de que essa mesma radiação poderia ser responsável por afetar também o sistema reprodutor dos homens. Como os celulares ficam muito tempo nos bolsos, isso poderia ser uma causa da esterilidade".

     

  • Uns falam em distanciamento físico, outros falam que uma se distancia mais do que a outra. Não encontrei direcionamentos que provam como a C está incorreta e D correta no mesmo comentário, quando o fazem, acabam por reconhecer que a C também apresenta um certo distanciamento, porém menor. Ao meu ver, os dois segmentos apresentam distanciamento, exatamente como a questão pede. Sendo assim, julgo que deveria ter sido anulada.

  • c) “No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito". Ao meu ver, está errada pois o autor, ao escrever o texto, coloca seu conhecimento - sua percepção básica do código de transito. Ele mesmo dá uma valoração a conduta. No fundo eu não sei se é de fato uma infração ou se o autor simplesmente chutou que era. 
    É diferente se ele escreve: "de acordo com o código de transito brasileiro, usar celular ao volante é uma infração." 

  • "Segundo Cientistas" ---->  Distanciamento da opinião; Tal informação vem dos cientistas, não do autor.

    Todas as outras alternativas destacam trechos que vem da opinião/conhecimento/percepção do autor.

  • Letra C também não é opinião do autor, é mera reprodução de algo preexistente: a lei.

  • Mas na letra C ele n emite opiniao, apenas constata um fato... aff

  • Também fiquei na dúvida sobre C e D. Mas fui na D porque ele usa o que os cientistas dizem sobre os celulares. Logo, ela é mais correta que a C, que não tem nenhum apoio de distanciamento. Se ele dissesse: "No Brasil, de acordo com a legislação, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito", não seria ele quem está dizendo, e sim a legislação.

  • A “Isso acontece porque o telefone realmente tira a atenção dos motoristas".

    B“Um dos principais problemas dos celulares são os micróbios".

    C“No Brasil, falar ao celular enquanto se está no volante é uma infração de trânsito".

    -> estaria correto, se fosse o seguinte: "segundo o art. xx, da lei 9503/97, falar ao telefone enquanto dirige é infração de trânsito" , contudo, não deixa de estar certa caso não existisse a D;

    D“Segundo apontam cientistas, celulares emitem radiação eletromagnética".

    E“Em suma, os celulares são verdadeiras colônias de germes e outros pequenos vilões da saúde humana".

  • Eu entendi assim:

    Na C, por mais que seja um fato, uma lei, ele (o autor) que está apontando a existência daquela lei, então é um argumento dele. O autor aponta o fato.

    Na D, o argumento não é dele, é do cientista. O cientista que apontou o fato, o autor apenas copiou a informação dada pelo cientista, então está mais distante.