SóProvas


ID
1782763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e de compartilhamento de arquivos, julgue o item que se segue.

A implementação de RAID via software apresenta desempenho inferior se comparada à implementação de RAID via hardware.

Alternativas
Comentários
  • NORMALMENTE as implementações em software de qualquer função em comparação com implementações em hardware acabam sendo menos performáticas uma vez que essas implementações estão sobre várias camadas de comunicação. Desse modo, no hardware onde a comunicação é mais direta costuma ser mais performática.

  • O termo RAID significa "Redundant Array of Inexpensive Disks", indicando justamente o uso de HDs padronizados e baratos como "blocos de montagem" para a criação de sistemas que se comportam como um único disco, maior, mais rápido e/ou mais confiável do que suas peças individuais.

    Existem três categorias de RAID. A primeira é a das controladoras que realizam todas as operações via hardware, o que inclui a maior parte das controladoras SCSI e SAS. Este modo é o ideal tanto do ponto de vista do desempenho, quanto do ponto de vista da compatibilidade e confiabilidade, já que a própria controladora executa todas as funções necessárias, de forma independente. O sistema operacional apenas acessa os dados, como se houvesse um único HD instalado. O segundo modo é o fake RAID utilizado pela maioria das controladoras baratas, incluídas nas placas-mãe para desktop. No fake RAID é utilizada uma combinação de funções adicionais no BIOS da placa e um driver que roda pelo sistema operacional. No final, tudo é processado via software, de forma que não existe ganho de desempenho em relação a utilizar RAID via software. Apenas a configuração é simplificada.

    Em seguida, temos o RAID via software, onde todas as funções são executadas diretamente pelo sistema operacional e os HDs são ligados diretamente às interfaces da placa-mãe. Neste caso, temos um trabalho adicional de configuração, mas em compensação não é preciso gastar com uma controladora dedicada. É possível criar arrays RAID via software tanto no Linux, quanto no Windows 2000, XP, 2003 Server e Vista.

    No caso do Windows XP, a configuração de RAID via software é feita no Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador > Gerenciamento de discos.

    Clique com o botão direito sobre um dos HDs que farão parte do array e selecione a opção "Converter em disco dinâmico". Na tela seguinte, marque todos os HDs que serão usados.

    Depois de converter os HDs para discos dinâmicos, clique novamente com o botão direito sobre um deles e selecione a opção "Novo Volume". É aberto o assistente que permite criar o array RAID.

    As versões Home e Professional oferecem apenas as opções de criar arrays RAID 0 (distribuído) ou JBOD (estendido), mas no 2000 ou 2003 Server é possível criar também arrays RAID 1 (Espelhado) e RAID 5, neste caso utilizando a partir de 3 HDs.


    Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/raid-via-software

  • CERTO

    Segundo Somasundaram(2011,p.74),"RAID por software afeta o desempenho geral do sistema. 

    [...]

    RAID por software não suporta todos os níveis de RAID.

    [...]

    RAID por software está ligado ao sistema operacional do host, de modo que atualizações no RAID por software ou no sistema operacional devem ter sua compatibilidade validada."

     

    -ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-EMC EDUCATION SERVICES-SOMASUNDARAM-2011.

  • A regra geral é esta:

    == implementação por software: maior flexibilidade, menor desempenho

    == implementação por hardware: menor flexibilidade, maior desempenho

    No caso de RAID, nem todos os tipos podem ser implementados por software. O custo inicial da implementação por software é menor.