SóProvas


ID
1782853
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 O Desaparecido 

      Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão fundo e bom que parece que estou te embalando dentro de mim.

      Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.

      Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.

BRAGA, Rubem. A Traição das Elegantes . Rio de Janeiro: Editora Sabiá. 1969, p. 112. 

São acentuadas por diferentes razões:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C (para os que só podem ler 10 por dia)

  • Gabarito é esse mesmo, letra C ? Deveria ser letra B

    família, irreconhecível ---> regra das paroxítonas (uma termina em ditongo ; outra em L)

    Clichês - é uma oxítona termina em e.

    Oxítonas

    Sílaba tônica: última

    Acentuam-se as oxítonas terminadas em:


    a(s):
    e(s):
    o(s):
    em-ens:










    Monossílabos Tônicos

      Possuem autonomia fonética, sendo proferidos fortemente na frase onde aparecem. Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em:

      a(s): lá, cá
      e(s): PÉ, mês
      o(s): só, pó, nós, pôs

  • C. A regra das paroxítonas terminadas em ditongo é uma espécie de exceção, se diferencia das outras regras de acentuação de paroxítona (Fonte: Flávia Rita - curso cespe).

    Porém as regras de oxítonas e monossílabos tônicos (B) também são diferentes, deixando a dúvida.


  • Uma é monossilaba. A outra e dissílaba. Isso basta para estarem em regras diferentes. 

  • GABARITO LETRA C.

     

    Acho que  levou o candidato a marcar equivocadamente a letra b, foi pelo fato de oxítonas e monossílabos tônicos. Ora, alguns gramáticos entendem que todo monossílabo tônico é uma oxítona. Penso que se a banca do concurso colocasse como referências algum gramático, seria passível de anulação a questão, que não foi o caso.

    Então vamos a regra: FAMÍLIA = paroxítona terminada em ditongo; RECONHECÍVEL= paroxítona terminada em L (LOGO REGRAS DIFERENTES DE ACENTUAÇÃO.

     

    Eu concordo com o gabarito nestas condições.

  • FAMÍLIA - Paroxítona terminada em ditongo

    IRRECONHECÍVEL - Paroxítona terminada em L
    GABARITO C
  • Na minha opinião, a pergunta está mal formulada; dando margem a dúvidas. No caso da opção b, temos uma oxítona e uma monossílaba tônica, portanto, acentuadas por razões diferentes. Enquanto que na opção c, temos duas paroxítonas, uma terminada em ditongo e outra em l, é verdade, mas continuam sendo paroxítonas. Sendo assim, a questão deveria ter sido anulada.

  • Gabarito letra C

     

    Acertei essa questão por ter feito questões anteriores da banca e visto como ela cobra esse assunto. Daí a importância de fazer muitas questões. Porém não concordo que clichês, pé sejam acentuadas pela mesma regra. Uma é oxítona e a outra monossílabo.

     

     c)  família = 

     

    fa- mí- lia - paroxítona terminada em ditongo crescente, mas há autores que consideram corretas também a separação fa- mí- li- a , nesse caso seria acentuada por ser uma proparoxítona. Atenção a isto. 

     

     irreconhecível - ir - re - co - nhe- cí - vel : acentuada por ser paroxítona terminada em L 

     

     

  • Questão anulada; a letra B é acentuada diferente.

  • Foi anulada mesmo gente? Também marquei a letra B. Se tiverem acesso à justificativa de anulação pela banca, encaminhem para o QC, assim ele atualiza a questão aqui também, informando que está anulada!!!

  • Também marquei letra B.

  • não entendi essa questão.

    na letra C as duas são acentuadas por serem paroxítonas.

    marquei letra B, pois uma é oxítona e a outra monossilaba!!!

  • Marquei letra B. Não entendi o porquê dela estar errada,tendo em vista q temos uma oxitona e monossilabo tonico respectivamente.

  • Fa-mi-li-a = também é considerada proparoxitona eventual segundo a nova regra
  • Para a banca FUNCAB as regras de oxítonas e monossílabos tônicos não são diferentes e as paroxítonas terminadas em ditongo se diferencia das outras regras de acentuação de paroxítona. 

  • cabe recurso

    como o gabarito é letra C?

    sendo que obedece a regra de que ambas são paroxítonas?

    uma terminada em ditongo e a outra em L, razões de serem acentuadas

    Enquanto a letra B a diferença está clara:

    clichês - oxítona terminada em e seguida ou não de S é acentuada

    pé - monossílabo tônico

  • Embora eu tenha acertado,essa pergunta está muito imprecisa.
  • Questão passível de anulação, uma vez que CLICHÊS é OXÍTONA TERMINADA EM "E" e PÉ É UM MONOSSÍLABO TÔNICO TERMINADO EM "E", logo, ambas possuem regras distintas de acentuação gráfica.