Gabarito: A
Entendemos que o Serviço Social como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão social e técnica do trabalho, bem como a estruturação de seu mercado de trabalho particular, é resultante de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que o condicionam, lhe atribuem características particulares, moldam sua necessidade social e definem seus usuários. Seu significado social, suas demandas, tarefas e atribuições devem ser identificados dentro da trama de relações que constituem a vida social e particularmente no âmbito das respostas que a sociedade e o Estado constroem diante das necessidades sociais dos homens em suas múltiplas dimensões (materiais, espirituais, culturais, subjetivas, etc). Essas dimensões constituem a sociabilidade humana e estão presentes no cotidiano da prática do assistente social. ” (YAZBEK, 2006)
Erro da letra C
Buscamos ultrapassar a análise do Serviço Social em si mesmo para situá-lo no contexto das relações sociais mais amplas que o condicionam e lhe atribuem características particulares.
Erro da letra E
O PEP reflete a auto-imagem da profissão, elege os valores que a legitimam, delimita e prioriza seus objetivos e funções, formula os seus requisitos para a ação profissional, e estabelece o tipo de relação que os profissionais devem manter com os usuários de seus serviços, com outras categorias profissionais e com as organizações e instituições sociais, públicas e privadas. O Projeto Profissional constitui num universo heterogêneo, em que o corpo profissional é uma unidade não homogênea, uma unidade de diversos, onde estão presentes projetos individuais e societários diversos.