SóProvas


ID
1783258
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas discussões sobre a natureza e gênese da profissão de assistente social convivem diversas posições de diferentes autores, assistentes sociais. Situando a profissão numa perspectiva histórico-crítica, encontram-se vários expoentes na produção de conhecimento sobre o Serviço Social. Considere as proposições abaixo:

I. Entende-se o assistente social como um profissional que desempenha um papel claramente político, explicado pela posição que ocupa na divisão sociotécnica do trabalho.
II. O significado social da profissão na sociedade capitalista situa-a como um dos elementos que participa da reprodução das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas.
III. A profissionalização do Serviço se relaciona à evolução da ajuda, à racionalização da filantropia e à organização da caridade, vinculando-se à dinâmica da ordem monopólica.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • ITEM 1: entende-se o assistente social como um profissional que desempenha um papel claramente político, tendo uma função que não se explica por si mesma, mas pela posição que o profissional ocupa na divisão sociotécnica do trabalho (MONTAÑO, 2009, p. 30). MONTAÑO, C. A natureza do Serviço Social na sua gênese. In: ______. A natureza do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2009. 

    ITEM 3: Uma delas, com "perspectiva endogenista", sustenta a origem da profissão "na evolução, organização e profissionalização" das formas de ajuda – sejam elas de princípio religioso ou filantrópico – que agora se vinculam à intervenção na "questão social" (MONTAÑO, 2009, p. 20).


  • Gabarito: C

    Comentário Item III

    A profissionalização do Serviço Social NÃO se relaciona decisivamente à evolução da ajuda, à racionalização da filantropia e NEM à organização da caridade, vinculando-se à dinâmica da ordem monopólica. É só então que a atividade dos agentes do Serviço Social pode receber, pública e socialmente, um caráter profissional: a legitimação pelo desempenho de papéis, atribuições e funções a partir da ocupação de um espaço na divisão social do trabalho na sociedade burguesa consolidada e madura. A emergência profissional do Serviço Social é indivorciável da ordem monopólica, ela cria e funda a profissionalidade do Serviço Social.

    Zé Paulo Netto

    CAPITALISMO MONOPOLISTA E SERVIÇO SOCIAL
     

     

  • Segundo Netto, de forma sintetizada: a profissionalização do SS  NÃO se vincula.

    1) evolução da ajuda;

    2) racionalização da filatropia;

    3) organização da caridade;

  • ele não fala em que autores vc deve se basear, pq a iamomoto fala de protoformas, mesmo se dizendo equivocada depois.

  • Qual é a página dessa referência?

  • O Serviço Social ROMPEU com as ações de caráter filantrópico, com a caridade e a ajuda, assim não pode ser uma evolução destas.