-
Observando o livro de Marilda....Renovação e Conservadorismo....pg . 42
Lê-se: “(...) Radicalizando uma característica de todas as demais profissões, o Assistente social aparece como profissional da coerção e do consenso, cuja ação recai no campo político.”
-
Montaño (2007) assinala que a prática do Serviço Social (particularmente na empresa e no Estado), assim como a de tantas outras (se não todas) profissões, apresenta-se como uma prática tensionada, saturada de contradições, onde o assistente social aparece como um “profissional da coerção e do consenso” (Iamamoto, 1992a: 42 ss.), como um profissional marcado pelo dilema de “servir a dois ou mais senhores” (Estevez, s./d.), como um profissional também pressionado pelos interesses dos trabalhadores (organizados ou não) (Mota, 1991: 63-4).
Gabarito letra E.
-
Gabarto: E
No Brasil, o Serviço Social se institucionaliza e legitima-se, enquanto profissão, na tríade: Estado, Empresariado e Igreja Católica. Assim, desde o seu surgimento, a prática do Serviço Social apresenta-se como ora fortalecedora do Capital ora do Trabalho. Dessa forma, o Assistente Social tem uma prática tensionada, em que ora aparece como um profissional da coerção e ora do consenso.
-
Os assistentes sociais, na sua gênese, são executores terminais de políticas públicas e possui uma dupla vinculação:
1) ora fortalece o capital-coerção;
2) ora fortalece o consenso- trabalho.
-
Ola meninas, qual o erro da letra C? Obrigada!
-
Também não entendi o porquê de naõ ser a resposta certa a letra C
-
Sobre a letra C: vejo a "ação transformadora" como messianismo.
-
a) arranjo teorico doutrinario caracterizado pela junçao do discurso humanista cristao com o suporte tecnico cientifico de inspiraçao na teoria social positivista,reitera para a profissao o caminho do pensamento conservador (agora ,pela mediaçao das ciencias sociais) - nem o doutrinarismo ,nem o conservadorismo constituem teorias sociais;
b) o SESO n se vinvula a evoluçao de ajuda;filantropia;caridade
c)açao transformadora
d)correta
-
Fabi e Concurseira Social.
Não é a alternativa C porque no período de institucionalização do Serviço social o exercício profissional era atravessado por ações de cuho individualizante, humanizante e educativo com foco no AJUSTAMENTO SOCIAL e NÃO na transformação social.
-
Pelo que entendi sobre o estilo da banca...no enunciado quando destacam "Assim, desde o seu surgimento, a prática do Serviço Social apresenta-se como:"
No meu vê eles querem uma resposta sobre uma característica que perdura entre várias décadas e é um dilema atual também.
Por isso que a alternativa E ; "Uma prática tensionada, em que o assistente social ora aparece como um profissional da coerção e ora do consenso"; se encaixa direitinho no que a banca pede no enunciado.
Bons estudos!!!:)