NÍVEIS HIERÁRQUICOS
- ESTRATÉGICO: Alta cúpula (diretores). Atua no todo organização.
- TÁTICO: Média administração (gerentes). Atua numa unidade/departamento/setor/área/disciplina da organização.
- OPERACIONAL: Baixa administração (supervisores). Atua numa unidade/tarefa/operação da organização.
HABITUALIDADES
- CONCEITUAL: É quem analisa e interpreta situações abstratas e complexas, compreende como as partes influenciam no todo. Conhece conceitos, teorias e ideias. Está associado ao nível estratégico.
- HUMANA: É quem possui habilidades para se relacionar e se comunicar com outras pessoas e grupos, entendendo-as, motivando-as e liderando-as. Está associado ao nível tático.
- TÉCNICA: É quem tem a capacidade de usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados à área de atuação. Está associado ao nível operacional.
GABARITO ''B''
Segundo Katz, para que o gestor possa atuar eficazmente no processo das suas atividades, existem basicamente três tipos de habilidades necessárias:
• Conceituais – as relacionadas à capacidade de ver a Instituição como um todo;
• Técnicas – consistem no conhecimento, métodos técnicos e equipamentos para a realização de tarefas específicas;
• Humanas – aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas.
Em sua Teoria das Habilidades Gerenciais, Katz defende que esse é o conjunto de habilidades necessárias ao bom desempenho de um gestor em sua função, seja qual for o nível hierárquico que ele se encontre: habilidades conceituais, habilidades técnicas e habilidades humanas.
De acordo com Silva (2008), outra maneira de classificar os níveis administrativos é:
a. Estratégico, que também corresponde à alta Administração, determinando objetivos a serem atingidos a longo prazo e a direção para a organização como um todo.
b. Tático, correspondendo à média administração ou também chamado de gerência intermediária, como aponta Maximiano (2004), coordenando e decidindo que produtos ou serviços serão produzidos no médio prazo.
c. Operacional, que corresponde à supervisão, ou também chamado de supervisão de primeira linha, de acordo com Maximiano (2004), coordenando a execução das tarefas de todo o pessoal operacional
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
Parecer da Banca
Nenhuma outra opção considera as habilidades dos gestores. A resposta da questão está citada no texto literal dos autores JONES, Garret R. e GEORGE, Jennifer M. Fundamentos da Administração Contemporânea. 4ª ed. Porto Alegre: McGrawHill, 2012. Pag. 9. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.