SóProvas


ID
1784188
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

"Se você não se importa muito com onde quer chegar, então não importa que caminho toma..." Esse trecho dito pelo gato Cheshire em Alice no País das Maravilhas, refere-se a qual etapa do processo administrativo?

Alternativas
Comentários
  • Etapas do processo administrativo : PO DC.  Assim, é na fase de Planejamento que são estabelecidos os objetivos (onde se quer chegar), e o caminho para alcança - los. 

  •  O PLANEJAMENTO é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados.Desse modo, planejar significa visualizar antecipadamente as ações que irão ocorrer na empresa e que visam alcançar os objetivos propostos por esta. 

    Fonte: Chiavenato (2004)

  • GAB. A

  • Questão bonitinha!

    gab. A 

  • Meta e motivação não são processos administrativos, por isso estão erradas as letras C e E. Por outro lado as duas estão dentro do planejamento e direção, respectivamente.

  • Interpretação de texto é agora?

  • Não entendo esse tipo de pergunta para nível fundamental e médio sendo cobrado para um cargo de nível superior federal.

  • Tirada do livro Robbins essa questão. 

    Planejamento.

  • questão fofa hehe

  • PLANEJAMENTO

    Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou metas.

    Ele apresenta algumas características de como estabelecer um processo permanente e contínuo, que se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, sendo voltado para o futuro selecionando entre várias alternativas disponíveis um curso de ação onde é sistêmico e interativo.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos



    Parecer da Banca 

    O trecho do enunciado trata da definição de propósitos e dos meios para alcançá-los, etapa do planejamento, conforme apresentado literalmente na bibliografia ROBBINS, Stephen P., DECENZO, David A.. Fundamentos da Administração: conceitos essenciais e aplicações,edição. São Paulo, Prentice Hall, 2004. Página 7. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.


  • GABARITO: LETRA  A

    Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos, que facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos. Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazerem hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã. Em outros termos, o planejamento constitui, atualmente, uma responsabilidade essencial em qualquer tipo de organização ou de atividade. O planejamento constitui a função inicial da administração. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa planejar, ou seja, determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los adequadamente.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • A questão exige conhecimento sobre as funções administrativas.

    A questão traz o seguinte trecho: "Se você não se importa muito com onde quer chegar, então não importa que caminho toma...". Ou seja, há uma ideia de que não há planejamento, ou seja, não há planos estabelecidos nem visão de futuro.

    Trazendo o trecho do Lewis Carroll para ao contexto administrativo, podemos relacioná-lo a função administrativa "planejamento".

    As funções administrativas atuais foram estabelecidas na Teoria Neoclássica, por Peter Drucker. São elas:

    1.  Planejamento é a função que precede as demais funções. Nessa função, os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.
    2. Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. 
    3. Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. ela dinamiza e promove ação na organização.
    4. Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.

    Ou seja, quem se sabe onde quer chegar (tem uma planejamento), a pessoa deve tomar certos caminhos pré-estabelecidos, ou seja, executar planos e utilizar de meios para alcançar os objetivos.

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A