Fatores higiênicos
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
Fatores Motivacionais
Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
GABARITO: "C"
ALTERNATIVA "I" INCORRETA - Conforme CHIAVENATO, para HEZBERG, são os Fatores Motivacionais, ou fatores intrínsecos, que estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa.
ALTERNATIVA "II" CORRETA - Herzberg considera esses fatores higiênicos muitos limitados em sua capacidade de influênciar poderosamente o comportanmento dos empregados. Ele escolheu a expressão ''higiene" para refletir seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam apenas a evitar fontes de insatisfação no ambiente ou ameaças potenciais ao seu equilíbrio.
ALTERNATIVA "III" INCORRETA - Os Fatores Higiênicos referem-se às condições que rodeiam o empregado enquanto trabalha, englobado as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os empregados, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc.
ALTERNATIVA "IV" CORRETA - Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles provocam a satisfação nas pessoas. Porém, quando são precários, eles evitam a satisfação. Por estarem relacionados com a satisfação dos indivíduos, Herzberg também os chama de fatores satisfacientes.