SóProvas


ID
1784923
Banca
FUNCAB
Órgão
CRF-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os desastres de Sofia

   Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
   O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
— Cale-se ou expulso a senhora da sala. Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornava doloroso para mim ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem de ombros tão curvos. [...]
LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina, [trecho]

No trecho “Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas”, encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A (para os que só podem ler 10 por dia)

  • As orações coordenativas ligam termos sintaticamente independes, ou seja, que não possuem vínculo sintático entre si. Elas podem introduzir orações coordenadas sindéticas. No trecho citado, daria para entender perfeitamente se elas fossem separadas. 

  • O " e " está implícito. Sendo orações coordenadas aditivas.

    Corrijam-me se estiver errado.

  • Gabarito: LETRA A

    Acredito que sejam 3 orações coordenadas assindéticas; visto que estão ligadas por pontuação, ou seja, vírgulas.