SóProvas


ID
1785154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Conforme a ITIL, julgue o item seguinte, a respeito da operação de serviços de TI.

Considere que um cliente deseje executar uma transferência de dinheiro pelo autoatendimento e que, para isso, ele tenha de aguardar dois segundos. Nesse caso, há indicativo de que a transação necessita de mais supervisão, pois a SLA prevê um segundo de retorno.

Alternativas
Comentários
  • Sla = cliente

    uc = fornencedor externo

    Ola = fornecedor interno

  • Achei a questão forçadíssima.

    Primeiramente, SLA é um acordo, logo poderia estar no SLA que o tempo acordado seria maior que dois segundos. Logo, não haveria esse "indicativo".

    Segundo, como vou saber o que está previso no SLA acordado entre as partes?

  • questão confusa !

     

  • Não entendi nada nessa questão. Não há descrição na questão a respeito do acordo entre cliente e o provedor.

  • Gente alguém me ajuda na compreensão dessa questão?

    Porque penso que o SLA (acordo de nível de serviço) é um contrato entre área de TI e seu cliente TI, cujo tempo de execução das transações será definido aqui. E como saber exatamente o tempo definido no SLA se isso é peculiar de cada organização? Determinar exatamente um segundo (conforme faz a questão) é um erro. 

  • Eu acertei de primeira, mas esta questão foi péssimamente formulada.

  • Acho que estaria mais para SLR (Requisitos de Nível de Serviço)... Enfim... Bola pra frente!

  • Pelo que entendi o acordo estabelecido entre as partes previa um tempo de 1 segundo, mas o processo demorou 2 segundos, logo algo está errado de acordo com o que foi proposto no SLA das partes, por isso a necessidade da supervisão que o enunciado cita.

  • Corrigindo a questão pra ficar correta:

    "Considere que um cliente deseje executar uma transferência de dinheiro pelo autoatendimento e que, para isso, ele tenha de aguardar dois segundos. Nesse caso, supondo que a SLA acordada entre as partes prevê um segundo de retorno, há indicativo de que a transação necessita de mais supervisão".

    Do jeito que o examinador elaborou, ficou ambígua e portanto, erradíssima.

     

  • Questão muito confusa. Absurdo. Tinha que ser anulada.

  • Considere que um cliente deseje executar uma transferência de dinheiro pelo autoatendimento e que, para isso, (1) ele tenha de aguardar dois segundos. Nesse caso, (2) há indicativo de que a transação necessita de mais supervisão, (3) pois a SLA prevê um segundo de retorno.

     

    (3): SLA entre as partes prevê 1 segundo

    (1): Cliente demorou 2 segundos

    (2): Logo, há indicativo de que a transação necessita de melhora

     

  • Questão miserável!Cespe apela mesmo!

  • Se um requisito está previsto na SLA, tem que cumpri-lo. Se não cumpri-lo tem algo de errado e necessita de revisão.

  • Adeilson, essa questão eh totalmente passível de recurso. Supõe-se, pelo enunciado, que o acordo estabelecido entre as partes previa um tempo de 1 segundo, mas o processo demorou 2 segundos, logo algo está errado de acordo com o que foi proposto no SLA das partes, por isso a necessidade da supervisão que o enunciado cita. Isso tudo segundo o "supõe-se". Em uma questão de concurso isso tem que estar explícito, não embasado em suposições ou subjetivismos.

  • kkkkk esse "engano" foi bem proposital, para favorecer o filho de um poderoso ai, que foi pego no carnaval com uma boa quantidade de lança perfume, tanto é que alguns dias depois retornou para a lista da Anvisa, foi so para que a referida pessoa nao sofresse qualquer condençao, pq nao teria cometido crime previsto na Lei de Drogas, ja que a substancia nao estaria na lista. Isso é o Brasil, foi nitido assim o engano , porem nada aconteceu.