SóProvas


ID
1785427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca da segurança em redes de computadores, julgue o item subsequente.

 O NAT (network address translation) é uma solução para distribuir IPs públicos que são acessados via Internet. Um tipo de NAT é o NAT-PT, que traduz automaticamente endereços IPv6 para IPv4 e é direcionado às redes internas de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Fonte para que os leitores possam tirar suas dúvidas http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/ios-xml/ios/ipaddr_nat/configuration/15-mt/nat-15-mt-book/ip6-natpt.html

  • Este tipo de NAT é considerado obsoleto pela rfc 4966:  https://tools.ietf.org/html/rfc4966

  • Não concordo com:

    " O NAT (network address translation) é uma solução para distribuir IPs públicos que são acessados via Internet ".

    NAT faz a tradução dos endereços Ip e portas TCP da rede local para a Internet. Pra mim deveria ser ERRADA.

  • NAT-PT é um mecanismo de tradução IPv6-to-IPv4, conforme definido na RFC 2765 e RFC 2766, que permite que dispositivos IPv6 se comuniquem com dispositivos IPv4-only e vice-versa.

  • Penso que a questão deveria ser considerada ERRADA. Em nenhum dos documentos citados pelos colegas existe referência ao verbo distribuir (função normalmente atribuída ao protocolo DHCP) mas, como sabemos, o NAT se presta a traduzir endereços.

     

    Bons estudos!

  • Caros

    De certa forma ocorre uma distribuição do IP público para a LAN. Imaginem que eu tenha uma LAN com 20 PCs, o NAT faz a distribuição desse IP de modo que, para a WAN, eu tenha 20 máquinas com o mesmo IP.

    Do ponto de vista da minha LAN, ele faz uma tradução de uma conexão ao par IP público+porta para um IP da minha LAN.

    Acredito que de fato não é a mmelhor forma de definir NAT, mas não podemos dizer que está errado

  • NAT-PT é um mecanismo de transação IPv6-para-IPv4, que admite dispositivos IPV6 comuniquem-se com dispositivos IPv4 e vice-verca

     

    http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/ios-xml/ios/ipaddr_nat/configuration/15-mt/nat-15-mt-book/ip6-natpt.html

  • O conhecimento por si só não é suficiente. Precisamos ter a capacidade de saber que viagem tava rolando na cabeça do examinador.

    Vamos juntos que a gente vence!

  • "Distribuir" me induziu a marcar falso.

  • vou saber o que é NAT-PT

    por que as bancas não fecham um escopo, colocar conteúdo infinito na prova não vai avaliar melhor

    pqp, coloca bibliografia e cobra a bibliografia, chegou em um ponto que não sei o que estudar, a bibliografia consagrada já foi, agora tem coisa que se eu estudar em um certo nível de profundidade perde o sentido, pois não dá para cobrir tudo em alto nível de profundidade

    nunca tinha ouvido falar de NAT-PT (especificamente esse PT rsrs)

  • Isso não existe.

    Questão errada, pois o NAT não distribui IP públicos.

  • Tentei usar a lógica, marquei errada por muitos motivos e errei. Mas fazer o que, questões assim vão existir sempre. 

     

    Gabarito: C

  • Gabarito Certo

    Protocol Translation (NAT-PT) é um mecanismo que permite a comunicação de hosts IPv6 com hosts IPv4, que combina métodos de tradução de cabeçalho e conversão de endereço (RFC 2766, 2000). O funcionamento do NATPT/NAPT-PT acontece da seguinte forma: Um host IPv6 envia um pacote ao gateway NAT-PT/NAPT-PT, que mapeia o endereço do host para um endereço IPv4 público, traduzindo o protocolo IPv6 para IPv4, e envia o pacote ao host IPv4 de destino. Ao enviar o pacote ao gateway, o host IPv6 vai adicionar um prefixo pré-configurado ::/96 ao endereço IPv4 do destino, tendo em vista que o gateway só aceita pacotes identificados com esse prefixo. A partir desse endereço, será obtido o endereço real do destino, eliminando o prefixo IPv6 de identificação. Em sua configuração padrão, o NAT-PT é unidirecional, ou seja, apenas hosts IPv6 podem iniciar a sessão. No entanto, é possível torná-lo bidirecional, desenvolvendo um gateway DNS-Application Level Gateway (DNS-ALG) (RFC 2766, 2000).

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Famoso NAT-PT kkkkkk

  • O NAT (network address translation) é uma solução para distribuir IPs públicos que são acessados via Internet. Um tipo de NAT é o NAT-PT, que traduz automaticamente endereços IPv6 para IPv4 e é direcionado às redes internas de uma organização.

    Leandro, já é o 3o post q vejo vc chorando as pitangas...sempre reclamando, reclamando. Reclamar não vai adiantar absolutamente nada...se vc acha q a questao ta errada, va atras de uma fonte boa(não essas porc*arias de wikipedia) e justifique o erro. Ficar de chora*mingo não vai resolver nada!!!

    Bem, mas vamos à questao. O termo distribuir é um pouco incomum e estranho, pois, para NAT, é muito comum ouvirmos falar mais em troca, compartilhamento, atribuição, tradução etc... mas normalmente não usamos o termo distribuição!! Senao, vejamos:

    Esta fonte diz q

    [1]

    "Com o NAT, todos computadores na internet pode usar um leque de IPs privados, tais como 10.0.0.0/8, que não está em uso na internet. Quando ele se conecta a internet, o NAT troca o IP privado, que pode ser representado por 10.65.1.7, que está no campo Source IP no cabeçalho do pacote, pelo seu próprio IP publico, 23.1.8.3 e manda o pacote para a rede externa. O destinatário pensa que o emissor original é 23.1.8.3 e manda um pacote de resposta de volta para esse endereço. O NAT computa o pacote como recebido para o endereço 23.1.8.3 e destroca o endereço o enviado para o original.

    [2]

    Por exemplo: Meu provedor de Internet atribui ao meu roteador um endereço IP público, digamos, 186.45.123.69; este IP é único no mundo. Porém, eu possuo cinco dispositivos que precisam acessar a Internet em minha rede interna.

    Para resolver este problema, atribuo endereços IP privados aos meus dispositivos (PC, notebook, tablet, etc.), e compartilho o IP público único que possuo entre todos eles. Quem faz a atribuição desses IPs é o roteador, via DHCP, o qual também realiza o compartilhamento do IP público.

    Esse processo de “compartilhamento” de endereços públicos para as estações da rede interna é chamado de NAT – Network Address Translation (Tradução de Endereços de Rede), no qual um endereço público é “traduzido” para endereços na rede interna, e vice-versa.

    Porém, há uma possibilidade de distribuir IPs públicos.

    [1]

    A RFC1631 permite que o NAT tenha mais de um endereço de IP publico e os use para os computadores da rede interna que precisarem.

    Fonte:

    [1] https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/firewall/index_files/Page550.htm

    [2] http://www.bosontreinamentos.com.br/redes-computadores/o-que-e-um-endereco-ip-privado/ 

  • NAT-PT Neste exemplo, os nós de rede do IPv6 comunicam-se com os nós de rede IPv4 com um mapeamento estático entre um prefixo do IPv6 e um endereço IPv4. Este mapeamento estático é configurado no roteador da tradução do protocolo de tradução de endereços de rede (NAT-PT).

    A característica do NAT-PT é um mecanismo da tradução IPv6-to-IPv4 que permita que os dispositivos IPv6-only se comuniquem com os dispositivos IPv4-only e vice-versa. Similarmente a IPv4 tradicional NAT, o NAT-PT permite operações estáticas, dinâmicas, e de tradução de endereço de porta (PAT) facilitar uma comunicação direta entre redes IPv6-only e redes IPv4-only.

  • O NAT-PT é um mecanismo da tradução IPv6-to-IPv4 que permita que os dispositivos IPv6-only se comuniquem com os dispositivos IPv4-only e vice-versa. Similarmente a IPv4 tradicional NAT, o NATPT permite operações estáticas, dinâmicas, e de tradução de endereço de porta (PAT) facilitar uma comunicação direta entre redes IPv6-only e redes IPv4-only. Certo 

    Hachid Targino

  • NAT distribui IP? isso não é o papel do DHCP? da vontade de jogar meus resumos fora...

  • Uma referencia que faço para nunca esquecer a função do NAT.

    Suponha que você jogue online, seu nickname será: #DestruidorDaCespe. Esse nickname será como o "mundo" (rede pública) irá lhe ver. Porém, em off seu nome é Luis.

    Em outras palavras, o NAT é como os endereços internos 10.10.10.0 (TV, CEL, PC, etc) é visto na rede pública. 192.168.10.00

  • Gab e!

     (network address translation) NAT

    Como não há IPV4 para todos do mundo da internet, existe atuação desse protocolo.

    Ele usa tabela hash para individualizar maquinas e IPS.

  • Gab c! Resmo, protocolo NAT:

    Função: converter endereços IP de uma rede interna para outra externa.

    Exemplificação:

    Ao se contratar uma internet caseira, haverá um IP reconhecido para rede externa, e dentro de casa vários computadores com IPs distintos. Esses IPs distintos não são reconhecidos na rede externa, somente na interna. O NAT os converte para um único endereço da rede externa, permitindo então a comunicação com a internet de todos.