-
Conta esta de fundamentál importnacia na medida em que é onde ocorre os maiores desvios
-
O saldo de contas a receber é de natureza devedora.
-
para os não assinantes : CERTO
-
Se a baixa(crédito na conta) não ocorrer em dinheiro, pode acontecer o que a questão descreve:
" Pode-se simular uma devolução de mercadoria ou dar baixa em uma conta supostamente incobrável, desviando-se o dinheiro efetivamente recebido."
-
Discordo da resposta, se há uma devolução de mercadoria, automaticamente essa mesma mercadoria retorna ao estoque da empresa. Aí caso a mercadoria não retorne ao estoque, existe a possibilidade de configurar como "lavagem, desvio".
-
Lançamento normal de venda:
D- cliente
C- receita de venda
Lançamento normal de baixa:
D - CMV
C- estoque
Lançamento normal de pagamento:
D- BCM
C- cliente
Lançamento de simulação de Devolução de venda:
D-estoque
C- outras
Não reconhecendo a devolução de venda e sua respectiva contrapartida( d- cliente) é possível camuflar o saldo credor e portanto teríamos um ativo oculto. Como não houve saída de dinheiro facilita a ocultação pois o cliente não precisará receber o estorno em.dinheiro bastaria um lançamento a crédito na conta cliente.
-
Gabarito: Certo
Conforme posicionamento doutrinário acerca da auditoria de contas a receber, Crepaldi esclarece em sua obra "Auditoria Contábil: teoria e prática" que "podem-se dar ou ocultar desfalques por meio de quaisquer métodos de creditar indevidamente contas a receber"
Fonte:
-
escrituração na VENDA de mercadorias
D - contas a receber (clientes)
C - estoque de mercadorias
escrituração no RECEBIMENTOS em dinheiro das vendas
D - CAIXA
C - contas a receber (clientes)
Portanto se a BAIXA da CONTAS A RECEBER não for em dinheiro deve-se ficar atento às fraudes, pois, Na auditoria de contas a receber, é relevante examinar os créditos a essa conta (lançamento a crédito zera essa conta) que não sejam feitos em dinheiro. Pode-se simular uma devolução de mercadoria ou dar baixa em uma conta supostamente incobrável, desviando-se o dinheiro efetivamente recebido.
Gabarito: Certo
-
Alguém poderia explicar por que um pagamento de um cliente, ou seja, um crédito em Contas a Receber feito em dinheiro é menos relevante, nesse contexto, do que um não feito em dinheiro (ex: transferência bancária)???
A simulação não seria possível da mesma forma?
-
CERTO
-
Esclarecendo: o enunciado não exclui que os recebimentos em dinheiro devem ser examinados. Veja que não há verbete tendente a minimizar essa situação, ele apenas evidencia que "é relevante examinar os créditos" que não são em dinheiro.