SóProvas


ID
1786144
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não quer ajudar, não atrapalha 
                    (Gregório Duvivier) 

    É sempre a mesma coisa. Primeiro todo o mundo põe um filtro arco-íris no avatar. Depois vem uma onda de gente criticando quem trocou o avatar. Depois vem a onda criticando quem criticou. Em seguida começam a criticar quem criticou os que criticaram. Nesse momento já começaram as ofensas pessoais e já se esqueceu o porquê de ter trocado o avatar, ou trocado o nome para guarani kayowá, ou abraçado qualquer outra causa.
    Toda batalha pode ser ridicularizada. Você é contra a homofobia: essa bandeira é fácil, quero ver levantar bandeira contra a transfobia. Você é contra a transfobia: estatisticamente a transfobia afeta muito pouca gente se comparada ao machismo. Você é contra o machismo: mas a mulher está muito mais incluída na sociedade do que os negros. E por aí vai. Você é de esquerda, mas não doa pros pobres? Hipócrita. Ah, você doa pros pobres? Populista. Culpado. Assistencialista.
    Cintia Suzuki resumiu bem: “Você coloca um avatar coloridinho, aí não pode porque tem gente passando fome. Aí o governo faz um programa pras pessoas não passarem mais fome, e aí não pode porque é sustentar vagabundo (...). Moral da história: deixa os outros ajudarem quem bem entenderem, já que você não vai ajudar ninguém".
    Todo vegetariano diz que a parte difícil de não comer carne não é não comer carne. Chato mesmo é aguentar a reação dos carnívoros: “De onde você tira a proteína? Você tem pena de bicho? Mas de rúcula você não tem pena? E das pessoas que colhem a rúcula, você não tem pena? E dos peruanos que não podem mais comprar quinoa e estão morrendo de fome?"
    O estranho é que, independentemente da sua orientação em relação à carne, não há quem não concorde que o vegetarianismo seria melhor para o mundo, seja do ponto de vista dos animais, ou do meio ambiente, ou da saúde, ou de tudo junto. O problema é exatamente esse: alguém fazendo alguma coisa lembra a gente de que a gente não está fazendo nada. Quando o vizinho separa o lixo, você se sente mal por não separar. A solução? Xingar o vizinho, esse hipócrita que separa o lixo, mas fuma cigarro. Assim é fácil, vizinho.
    Quem não faz nada pra mudar o mundo está sempre muito empenhado em provar que a pessoa que faz alguma coisa está errada — melhor seria se usasse essa energia para tentar mudar, de fato, alguma coisa. Como diria minha avó: não quer ajudar, não atrapalha.

(Disponível em: http://www1 .folha.uol.com.br/colunas/ areaorioduvivier/2015/07/1654941-nao-auer-aiudar-nao-atrapalha.shtml. Acesso em: 10/09/15) 

Sobre o emprego do pronome “você", no segundo parágrafo, assinale a única opção INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Não entendi dessa forma. Pelo contrário, vejo que o autor tenta exemplificar outros personagens.

  • Item B - incorreto. Tem apenas o autor como interlocutor.

    Quando autor fala em ''você'', menciona a qualquer pessoa que possa fazer a crítica ( autor e leitor), não apenas o autor do texto.

  • VOCÊ: SEGUNDA OU TERCEIRA PESSOA DO DISCURSO?

     

    O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/voce-segunda-ou-terceira-pessoa-discurso.htm

  • No texto dialogal (entrevista, debate, chat, etc.), há duas (ou mais) instâncias produtoras de discurso que interagem: aquilo que um interventor diz determina e é determinado pelo que lhe é dito pelo outro interventor. Os locutores num texto dialogal são automaticamente interlocutores e são identificados à cabeça do texto.

     

    Num texto não dialogal, ou seja, em textos dominados por sequências descritivas ou narrativas ou instrucionais ou argumentativas, o locutor é a instância que produz a enunciação, e o interlocutor é aquele a quem se dirige a enunciação.

     

    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-locutor-e-o-interlocutor/22442

     

    b) Errado, pois o autor é locutor.

  • Eu fui na primeira opção e errei...entrando aqui nos comentarios, vejo o pessoal falando que o gabarito está errado e eu sem entender nada. Quando volto na questão, visualizo que ele pediu a incorreta...affz. falta de atenção e sede ao pote dá nisso

  • A partir do final do século XVI, esse modo de tratamento indireto já estava em voga também para os ocupantes de certos cargos públicos. Vossa mercê  evoluiu para  vosmecê , e depois para o coloquial você . E o pronome vós, com o tempo, caiu em desuso. É dessa tradição que provém o atual emprego de pronomes de tratamento indireto como forma de dirigirmo-nos às autoridades civis, militares e eclesiásticas

  • está seguido de um verbo flexionado em 3ª pessoa

    O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.

    Porém a questão refere-se ao verbo.

    Eu _______Sou 

    Tu _______ És

    Ele _______ É (Terceira pessoa do discurso)

    Logo o item está certo

  • Todo ato de comunicação envolve seis componentes essenciais:

    locutor (ou emissor): é aquele que diz algo a alguém.

    O interlocutor (ou receptor): aquele com quem o locutor se comunica.

    mensagem: é tudo que é transmitido do locutor ao interlocutor.

    código: é a convenção social que permite ao interlocutor compreender a mensagem. 

    canal (ou contato): é o meio físico que conduz a mensagem ao receptor. 

    referente (ou contexto): é o assunto da mensagem.

  • Pessoal indiquem para comentrio essa questao;)

     

  • "tem apenas o autor como interlocutor."  (ERRADO)

    tem apenas o leitor como interlocutor.

    locutor (ou emissor): é aquele que diz algo a alguém.

    O interlocutor (ou receptor): aquele com quem o locutor se comunica.

     

     

    "Deus vai te orienta, confia e Ele tudo fará! Espera no Senhor e tem coragem... O importante é caminhar!"

    Fé em Deus, não desista.

    " Se tem um sonho...,treine sua mente para protegê-lo "

  • Nossa! Errei por falta de atenção.

    Pede a INCORRETA !