SóProvas


ID
1786279
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os estabelecimentos de saúde podem ser avaliados de diversas maneiras para cumprir exigências legais, as condições de classificação segundo determinado critério ou as condições de qualidade. Considerando a Acreditação Hospitalar como uma das categorias de avaliação no sistema de saúde no Brasil, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

( ) É um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, periódico e compulsório para todas as instituições hospitalares públicas.
( ) Trata-se de uma avaliação executada pela autoridade sanitária jurisdicional, no caso do Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
( ) A certificação da instituição pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência.
( ) Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental.

Alternativas
Comentários
  • Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, como a ISO, por exemplo, mas exclusiva para instituições de Saúde.

    Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.

    Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.

    A acreditação hospitalar pode ainda, ser compreendida como uma metodologia gestão, que preconiza, que fomenta o entendimento estratégico, o consenso produtivo multiprofissional, a racionalização da utilização dos insumos e a otimização dos resultados dos hospitais.

     

    http://www.hmdoctors.com/2012/entenda-o-que-e-acreditacao-hospitalar/

  • A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

    Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

    Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.

    A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

    NÍVEIS DE ACREDITAÇÃO

    A instituição pode ser Acreditada ONA em três níveis:

    A organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.Certificado válido por dois anos.

    A organização precisa atender a dois critérios:1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

    2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

    Certificado válido por dois anos.

    A organização precisa atender a três critérios:1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

    2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;

    3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

    Certificado válido por três anos.

  • LETRA B