SóProvas


ID
1787305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A função do orçamento público que visa melhorar a posição de algumas pessoas em detrimento de outras e, com isso, corrigir falhas do mercado é denominada função

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C


    B) Função alocativa – relaciona-se à alocação de recursos por parte do Governo a fim de oferecer bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes; bens meritórios ou semipúblicos (ex.: educação e saúde); e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado pelos produtores, corrigir imperfeições no sistema de mercado (como oligopólios) e corrigir os efeitos negativos de externalidades.


    C) Função distributiva – visa tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através da tributação e de transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população etc. (ex.: Fome Zero, Bolsa Família, destinação de recursos para o SUS, que é utilizado por indivíduos de menor renda)




    D) Função estabilizadora – é a aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.).

    Fonte: Livro: Orçamento público - Agustinho Paludo
  • Resposta C


    As  funções econômicas do Estado:


    ALOCATIVA: promover ajustamentos na alocação de recursos. É a atuação estatal nos casos de não haver a necessária eficiência por parte do mecanismo de ação privada.


    DISTRIBUTIVA: função política de promover ajustamento na distribuição de renda. Tem como objetivo a correção às falhas do mercado e o seu principal instrumento é o orçamento público.


    ESTABILIZADORA: objetivos macroeconômicos da política fiscal.

  •  

    Atualmente, entende-se que o Estado deve exercer quatro grandes tipos de funções econômicas:

     

    ˃˃ Função distributiva (função Robin Hood): o Estado distribui a riqueza, tributando os ricos e repassando, através de subsídios, prestação de serviços públicos e repasse de bens públicos, parte do valor arrecadado aos mais pobres.

     

    ˃˃ Função alocativa: o Estado oferece bens ou serviços considerados estratégicos ou que a iniciativa privada não tenha condições ou interesse em fornecer.

     

    ˃˃ Função estabilizadora: o Estado busca conseguir a manutenção de um equilibrado nível de emprego, estabilidade dos níveis de preços, equilíbrio na balança de pagamentos e razoável taxas de crescimento econômico.

     

    ˃˃ Função regulamentadora: Estado estabelece regras que devem ser observadas pelo mercado, usadas entre outras razões, para aumentar a eficiência econômica, corrigir ou evitar distorções, garantir a segurança dos investidores etc.

     

    Fonte: prof. Gustavo Muzy

     

    bons estudos

  • Adoro ler os comentários só pra "rever a matéria", rs. Obrigada pessoal.
  • Letra (c)


    A função (re) distributiva é representada de fato pela melhoria na chamada distribuição da renda gerada na economia. Políticas de tributação progressiva da renda com a consequente adoção por parte do governo de programas como o Bolsa Família representam claramente uma política distributiva do governo, retirando, a princípio, daqueles que ganham mais e repassando àqueles que ganham menos.

  • a famosa função "Robin Hood" - distributiva.

  • Alternativa C

    Distributiva - distribuir renda e patrimônio sem conflito
    Redistributiva - distribuir renda e patrimônio com conflito.
  • Função distributiva: Equilíbrio entre as partes, o Estado tem por função distribuir os bens no intuito de corrigir falhas.

  • Não entendi quando a banca se rerefiu a "falha no mercado". 

  • A comparação que o FELIPE BORGES fez com o "Robin Hood" - distributiva clareou a ideia !!!! tira dos ricos e da para os pobres !!!

  • João, essa é a visão moderna do estudo da matéria de Orçamento Público. O Governo intervém na economia através deste(orçamento público) e das Funções Orçamentárias(Alocativa, Distributiva e Estabilizadora), que são os seus principais instrumentos na busca pela realização dos objetivos - estabilidade, crescimento e correção das falhas de mercado-.

    As falhas de mercado são fenômenos que impedem que a economia alcance o estágio de welfare economics ou Estado de Bem-Estar Social, através do livre mercado, sem interferência do Governo. As falhas de mercado normalmente citadas são:


    Existência dos Bens Públicos  Puros(Indivisíveis e Não excludentes) / Semipúblicos Meritórios(oferecidos pelo Estado e pelo mercado)

    Existência de Monopólios Naturais

    Externalidades

    Desenvolvimento, Emprego e Sustentabilidade

    Fonte: Augustinho Paludo - Orçamento Público AFO e LRF - 4° Edição.


    Bons Estudos!!

    Veni Vidi Vici 



  • Função distributiva = "Robin Hood". Tira dos "ricos" e distribui entre os pobres...

  • Então falhas de mercados podem implicar na função distributiva e alocativa? Aprendi que na função alocativa o governo atua para prover a sociedade serviços públicos e semi-públicos, alguns dos serviços não são de interesse do mercado.

  • Pessoal,

    Simplificando...Da certo na maioria das questoes...nao em todas e claro..

    Alocativa: Recursos

    Distributiva:Renda.....melhora a posicao das pessoas diretamente!

    Estabilizadora:Economia

    E so colocar cada palavra na questao...

     

    Espero ter ajudado!

     

     

  • Função distributiva - reduzir desigualdades. 

  • Pelo que entendi dessa matéria, existem falhas de mercado sendo corrigidas nas 3 funções do orçamento:

     

    Na função distributiva há a distribuição de renda, necessária porque, naturalmente, no mundo capitalista, a renda tende a concentrar-se de forma muito desproporcional, e isso é uma falha de mercado.

     

    Na função alocativa, o estado oferece bens ou serviços porque a iniciativa privada não o faz, por diversas razões, e isso é uma clássica falha de mercado.

     

    Na função estabilizadora, entre outras coisas, o estado intervém no domínio econômico justamente para regular o setor e coibir o abuso do poder econômico, essa também uma falha de mercado. 

     

    No meu entender, o diferencial no enunciado dessa questão foi, portanto, a frase "melhorar a posição de algumas pessoas em detrimento de outras" que remete a ideia de distriuição de renda.

     

    Mais sobre o assunto pode ser visto aqui
    http://www.brasil-economia-governo.org.br/2011/03/24/por-que-o-governo-deve-interferir-na-economia/

  • Resumão:

    Alocativa: Oferecimento de bens e serviços...

    Estabilizadora:Equilibrar inflaçao, empregos, estabilidade de preços....

    Distributiva: Reduzir desigualdades distribuindo riquezas, repasse de bens publicos... "robin hood"

    Regulamentadora: Estado estabelece regras para aumentar eficiencia economica, garantir segurança aos investidores...

     

    Gab: C

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

     

  • A questão induz ao gabarito oficial. Mas ela apresenta um problema. Ela elege um objetivo que será instrumento para o alcance de outro. Ou seja, uma ação que provoca duas consequência. Imaginemos uma comunidade recebendo um auxílio do governo sob a forma de moeda com circulação limitada. Essa comunidade vai experimentar um desenvolvimento, poderá ter uma realidade econômica que poderá dispensar aquele auxílio concedido, ou parte dele. Fez-se a distribuição da renda existente num determinado momento, corrigiu-se uma falha do mercado - que nem existia - e permitiu-se o crescimento econômico daquela comunidade. Ou seja, a função distributiva não existe isoladamente considerada. Ela precisa estar conectada com a função estabilizadora. Se assim não for trata-se de finção assitencial. Alguém já deve ter escrito sobre isso. Não sou economista, mas vejo dessa maneira. 

  • O termo "falha de mercado" me jogou, literalmente, pra escanteio. Mas é vida que segue: Vamu que vamu!!!

  • Letra C.

     

    A função distributiva visa à promoção de ajustamentos na distribuição de renda. Surge em virtude da necessidade de

    correções das falhas de mercado, inerentes ao sistema capitalista, contrabalanceando equidade e eficiência.

     

     

    Resposta: Certa

     

     

    Prof. Sérgio Mendes

  • FUNÇÃO DISTRIBUTIVA: VISA TORNAR A SOCIEDADE MENOS DESIGUAL EM TERMOS DE RENDA E RIQUEZA, ATRAVÉS DA TRIBUTAÇÃO E DE TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS, SUBSÍDIOS, INCENTIVOS FISCAIS, ALOCAÇÃO DE RECURSOS (FOME ZERO, BOLSA FAMÍLIA).

  • GABARITO:C
     

    Vamos a um macetinho, bobo, mas serve para ajudar nesse tipo de questão.

     

    ALOCATIVO - Pense naquilo que somente o Estado pode oferecer, pois para o agente privado é inviável. Ex: Rodovias, Aeroportos, Segurança, Justiça...

     

    DISTRIBUTIVO - Lembre-se do seu amigo socialista. A fução distributiva visa tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza. Ex: Subsídios, incentivos fiscais, fome zero, bolsa familia...

     

    ESTABILIZADORA - Pense em Inflação, A função estabilizadora reflete a politica econômica-financeira a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, principalmente.


    FONTE: MACETE DE UM COLEGA DO QC - DIMAS !

  • CORRETO - C

     

    FUNÇÕES CLÁSSICAS DO ORÇAMENTO:

    Alocativa: Alocação de Recursos (bens e serviços a população).

    Estabilizadora: Estabilidade Econômica (equilibrar inflação, empregos, equilíbrio de preços, balanço pagamentos, taxa crescimento econômico).

    Distributiva: Distribuir renda (corrigir desigualdades, falhas do mercado, efeito "robin hood").

     

    (Fonte: 2017, Estratégia)

  • LETRA C

     

     

    Para quem ficou na dúvida com a expressão ''falha de mercado'', vejam outra para ajudar:

     

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SEGER-ES Prova: Analista Executivo - Administração)

     

    A função distributiva do Estado decorre do reconhecimento de ser o mercado incapaz de conduzir a sociedade a uma estrutura de distribuição de renda que seja considerada justa ou equitativa. (CERTO)

     

     

     

    '' Resolver muitas questões nos ajuda a não ''tremer na base'' quando nos deparamos com certas expressões''

  • Sempre estudei em economia que função alocatica que corrige falhas de mercado (externalidades, bens públicos, assimetria de informação,poder de mercado, monopólios naturais, mercados incompletos, riscos pesados, desemprego, inflação).

    Em orçamento é diferente??

  • Gabarito: C

    A FUNÇÃO DISTRIBUTIVA objetiva promover ajustamentos (correções) na distribuição de renda devido às falhas de mercado (desigualdades sociais, monopólios empresariais, etc.), inerentes ao sistema econômico capitalista. É uma função que busca tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, por meio da tributação e de transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população etc. (ex.: Fome Zero, Bolsa Família, destinação de recursos para o SUS, que é utilizado por indivíduos de menor renda).

  • LETRA C

     

    GRAZIELLA, NÃO SEI SE HÁ DIFERENÇA, MAS NA AFO A FUNÇÃO ALOCATIVA VISA À PROMOÇÃO DE AJUSTAMENTOS NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS, O ESTADO ATUA DIRETAMENTE NA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS NECESSÁRIOS, ESTES SERVIÇOS NÃO SÃO OFERTADOS PELA INICIATIVA PRIVADA.

     

    FUNÇÃO DISTRIBUTIVA: VISA AJUSTAR A RENDA, SURGE DA NECESSIDADE DE CORRIGIR FALHAS DE MERCADO, BUSCA TAMBÉM DIMINUIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS.

     

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • Na lição de GIACOMONI

     

    As doutrinas de bem-estar integradas na análise econômica convencional derivam da formulação consagrada pelo nome de “IDEAL DE PARETO.Segundo ela, há eficiência na economia quando a posição de alguém sofre uma melhoria sem que nenhum outro tenha sua situação deteriorada. A função pública de promover ajustamentos na distribuição de renda justifica-se, pois, como correção às falhas do mercado. Para tanto, deve-se fugir da idealização de Pareto: a melhoria da posição de certas pessoas é feita às expensas de outras. O problema é fundamentalmente de política e de filosofia social, cabendo à sociedade definir o que considera como níveis justos na distribuição da renda e da riqueza.​

  • ˃˃ Função distributiva (função Robin Hood): o Estado distribui a riqueza, tributando os ricos e repassando, através de subsídios, prestação de serviços públicos e repasse de bens públicos, parte do valor arrecadado aos mais pobres.

     

    ˃˃ Função alocativa: o Estado oferece bens ou serviços considerados estratégicos ou que a iniciativa privada não tenha condições ou interesse em fornecer.

     

    ˃˃ Função estabilizadora: o Estado busca conseguir a manutenção de um equilibrado nível de emprego, estabilidade dos níveis de preços, equilíbrio na balança de pagamentos e razoável taxas de crescimento econômico.

     

    ˃˃ Função regulamentadora: Estado estabelece regras que devem ser observadas pelo mercado, usadas entre outras razões, para aumentar a eficiência econômica, corrigir ou evitar distorções, garantir a segurança dos investidores etc.

  • Estamos falando em “melhorar a posição de algumas pessoas em detrimento de outras”. Isso não se parece com uma melhoria da distribuição de renda? Tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza?

    Sim, é claro! Então que função do orçamento é essa? A função distributiva!

    Gabarito: C