SóProvas


ID
1787383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As normas brasileiras de auditoria definem e descrevem elementos, objetivos e outros aspectos dos trabalhos de asseguração. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta A:


    Livro: Auditoria - Teoria e exercícios comentados (Davi Barreto e Fernando Graeff) - Editora Método, 2011. pg. 25.
    "(...) podemos afirmar que, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:

    (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro;

    (b) expressar sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e

    (c) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se, em conformidade com suas constatações."




  • GABARITO A


    b) Inverteu o conceito dos dois tipos de trabalho de asseguração.
    Trabalho de asseguração razoável ------ nível aceitavelmente baixo
    Trabalho de asseguração limitada ------- nível que seja aceitável" Segundo esta Estrutura Conceitual, existem dois tipos de trabalhos de asseguração cuja execução é permitida ao auditor independente: trabalho de asseguração razoável e trabalho de asseguração limitada. O objetivo do trabalho de asseguração razoável é reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo, considerando as circunstâncias do trabalho como base para uma forma positiva de expressão da conclusão do auditor independente. O objetivo do trabalho de asseguração limitada é o de reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível que seja aceitável, [...]"

    c) No planejamento da auditoria, devem-se considerar aspectos como: procedimentos analíticos a serem aplicados, como, por exemplo, os de avaliação de risco; entendimento global da estrutura jurídica e do ambiente regulatório da entidade e como ela cumpre com os requerimentos dessa estrutura; a determinação da materialidade, independentemente da relevância, bem como o envolvimento de especialistas e a aplicação de outros procedimentos de avaliação de risco.
    A materialidade tem relação direta com a relevância (NBC TA 320 -  Ao planejar a auditoria, o auditor exerce julgamento sobre a magnitude das distorções que são consideradas relevantes.)
    d)  NBC TA Estrutura Conceitual: "Esta Estrutura Conceitual não estabelece normas próprias nem exigências relativas a procedimentos para execução de trabalhos de asseguração. As NBC TA, NBC TR e NBC TO contêm princípios básicos, procedimentos essenciais e respectiva orientação, de modo consistente com os conceitos desta Estrutura Conceitual, para a execução de trabalhos de asseguração."
    e) Evitar fraude não se inclui entre os objetivos da documentação de auditoria. Além disso, o auditor não é responsável pela detecção de fraudes (a principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração). 
  • Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são: (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e (b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor. 

    Letra A
  • “Trabalho de asseguração” significa um trabalho no qual o auditor independente expressa uma conclusão com a finalidade de aumentar o grau de confiança dos outros usuários previstos, que não seja a parte responsável, acerca do resultado da avaliação ou mensuração de determinado objeto de acordo com os critérios aplicáveis. 
     

  • Gabarito: Letra A

    Ao realizar a auditoria das demonstrações contábeis, são objetivos gerais do auditor obter segurança razoável de que as demonstrações como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs.

     

    b) Errada. O objetivo dos trabalhos de asseguração razoável (auditoria) é reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível aceitável baixo, enquanto que o objetivo dos trabalhos de asseguração limitada é reduzir o risco a um nível aceitável.

    c) Errada. A determinação da materialidade depende da relevância da informação financeira para os usuários das demonstrações.

    d) Errada. A estrutura conceitual não estabelece exigências relativas a procedimentos para a execução de trabalhos de asseguração. A estrutura estabelece apenas os objetivos e os elementos dos trabalhos de asseguração.

    e) Errada. Não são objetivos da auditoria das demonstrações financeiras prevenir ou evitar fraudes nas informações contábeis.

    Fonte: Prof. Marcelo Aragão

  • Letra A – Certo

    Letra B – Errado. No trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias do trabalho como base para a sua conclusão. No trabalho de asseguração limitada, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível que é aceitável nas circunstâncias do trabalho, mas que ainda é maior do que para um trabalho de asseguração razoável.

    Letra C – Errado.

    NBC TA 300, A2

    Planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo contínuo e iterativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual. Entretanto, o planejamento inclui a consideração da época de certas atividades e procedimentos de 311 auditoria que devem ser concluídos antes da realização de procedimentos adicionais de auditoria. Por exemplo, o planejamento inclui a necessidade de considerar, antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes, aspectos como: 

    (a) os procedimentos analíticos a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco; 

    (b) obtenção de entendimento global da estrutura jurídica e o ambiente regulatório aplicável à entidade e como a entidade cumpre com os requerimentos dessa estrutura;

    (c) a determinação da materialidade; 

    (d) o envolvimento de especialistas;

    (e) a aplicação de outros procedimentos de avaliação de risco.

    A materialidade leva em consideração a relevância!

    Letra D – Errado. Esta estrutura não é uma norma e, por conseguinte, não estabelece nenhum requisito (nem princípios básicos ou procedimentos essenciais) para a realização de auditorias, revisões ou outros trabalhos de asseguração.

    Letra E – Errado. Não pé objetivo primário do auditor evitar fraudes.

    Resposta A

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos aspectos gerais dos trabalhos de asseguração nas atividades de auditoria. Para solucionar a questão o candidato deve utilizar como base a NBC TA - Estrutura Conceitual, do Conselho Federal de Contabilidade.

    Vejamos as alternativas:

    A) Ao conduzir os trabalhos de auditoria, o auditor deve procurar obter asseguração razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes e em conformidade com a estrutura do relatório financeiro, bem como deve apresentar o relatório de auditoria em conformidade com as suas constatações.

    Certa. Além da ideia apresentada na alternativa, cabe destacar que, de acordo com a Estrutura Conceitual, “no trabalho de asseguração razoável, o auditor independente reduz o risco do trabalho para um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias do trabalho como base para a sua conclusão".

    B) As normas brasileiras de auditoria estabelecem dois tipos de trabalhos de asseguração: razoável e limitado. O objetivo do primeiro tipo é reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível aceitável e o do segundo tipo é reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo.

    Errada. O texto da alternativa inverteu os conceitos. De acordo com a Estrutura Conceitual, a asseguração razoável reduz o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo. Já a asseguração limitada reduz o risco de trabalho de asseguração a um nível aceitável.

    C) No planejamento da auditoria, devem-se considerar aspectos como: procedimentos analíticos a serem aplicados, como, por exemplo, os de avaliação de risco; entendimento global da estrutura jurídica e do ambiente regulatório da entidade e como ela cumpre com os requerimentos dessa estrutura; a determinação da materialidade, independentemente da relevância, bem como o envolvimento de especialistas e a aplicação de outros procedimentos de avaliação de risco.

    Errada. A determinação da materialidade deve ser realizada por meio de critérios e informações relevantes identificados pelo auditor.

    D) A estrutura conceitual estabelece normas próprias e exigências relativas a procedimentos para a execução de trabalhos de asseguração.

    Errada. Conforme expressamente descrito na Estrutura Conceitual, “esta estrutura não é uma norma e, por conseguinte, não estabelece nenhum requisito (nem princípios básicos ou procedimentos essenciais) para a realização de auditorias, revisões ou outros trabalhos de asseguração". (grifo nosso.)

    E) A documentação de auditoria deve fornecer evidências do cumprimento dos objetivos específicos para os quais a auditoria foi contratada. Entre esses objetivos inclui-se evitar fraudes nas informações contábeis decorrentes da gestão.

    Errada. A responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração, e não da auditoria contratada.


    Gabarito do Professor: Letra A.