-
O termo item de configuração ou IC é a qualquer componente que necessita ser configurado com o objetivo de se entregar um serviço de TI. Os ICs normalmente incluem serviços de TI, hardware, software, pessoas e documentações formais, como documentação de processos e ANSs.
Fonte: https://www.wikiwand.com/pt/Item_de_configura%C3%A7%C3%A3o
-
Galera não sei se este gabarito está correto, pois encontrei que é o gerenciamento de mudança quem controla os itens de configuração.
Segundo ITIL 2011, P.17,"ITEM DE CONFIGURAÇÃO: Qualquer componente ou outro ativo de serviço que precise ser gerenciado de forma que entregue um serviço de TI. Os itens de configuração estão sob o controle do gerenciamento de mudança. Eles incluem tipicamente hardware, software, prédios, pessoas e documentos formais, tais como documentação de processos e acordos de nível de serviço."
GUIA DE REFERÊNCIA ITIL EDIÇÃO 2011- JAN VAN BON.
-
De acordo com o glossário da ITIL, item de configuração (IC) é qualquer componente ou outro ativo de serviço que precise ser gerenciado de forma a entregar um serviço de TI. As informações sobre cada item de configuração são registradas em um registro de configuração no sistema de gerenciamento de configuração e é mantido por todo o seu ciclo de vida pelo gerenciamento de configuração e ativo de serviço. Os itens de configuração estão sob o controle do gerenciamento de mudança. Eles incluem tipicamente hardware, software, prédios, pessoas e documentos formais tais como documentação de processos e acordos de nível de serviço.
Portanto, item correto!
-
Ué.. são mantidos pelo Gerenciamento de Configuração e Ativos e controlados pelo Gerenciamento de Mudanças? E agora?
-
As principais atividades dentro do processo de gerenciamento de configurações são:
Planejamento: onde é definido o nível de detalhamento do gerenciamento de configurações e como isso será obtido.
Identificação: essa atividade deve definir as categorias e as informações necessárias (nomes, códigos, etc.) que serão mantidas a respeito de cada IC no banco de dados de configurações.
Controle da configuração: essa atividade é responsável por manter o controle efetivos dos IC ́s.
Controle e reporte do ciclo de vida: é fundamental que os itens sejam controlados durante todo o ciclo de vida, desde o protótipo até o descarte.
Verificação e auditoria: nessa atividade é feita a verificação e auditoria para garantir que que as informações dos IC ́s que estão registradas no banco de dados de configurações são estão atualizadas e fieis a configuração real do IC.
.