Eu já vi questão dizendo que cumprir as normas é está sendo eficiente.
A normalização e tem como principal papel prover a sociedade de normas brasileiras que devem permitir, entre outras coisas:
• Satisfazer as exigências do mercado de forma eficiente;
• Avaliar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços por ela abrangidos;
• Estabelecer condições para interoperabilidade de sistemas;
• Aumentar a eficiência dos processos industriais; e
• Contribuir para a melhoria da saúde e segurança e para a proteção do meio ambiente...
O candidato recorrente alega em suas razões que o Gabarito Oficial do concurso público para o cargo de Assistente em Administração, consoante a questão 30, do caderno de provas, não está correto afirmar que a resposta contida na alternativa “C” é a única verdadeira, mas defende o candidato que a questão deve ser anulada, pois o item ficou prejudicado.
A Comissão responsável efetuou a análise do Recurso Administrativo e emitiu seu parecer nos termos a seguir:
A eficiência é a quantidade de recursos usados para produzir um produto ou serviço. Para Daft (2005) eficiência prevê o uso de recursos mínimos, matéria prima, dinheiro e pessoas, para produzir um volume desejado de produção. Para Marcondes e Bernardes (2006) eficiência é a divisão da soma dos custos de insumos necessários para obter um resultado pelo valor desse último. Assim a opção “uma organização atinge a eficiência quando reduz os custos operacionais ao mínimo” não poderia estar correto, mas, parcialmente correta, reduzir os custos ao mínimo sem obter um resultado não conduz a eficiência.
Ora, um gestor ou colaborador pode apresentar excelente performance ao apresentar um produto ou serviço ao cliente, mas apresentar má utilização dos recursos durante a produção, o que comprometerá a eficiência. Assim torna-se inconsistente a alegativa de somente obter eficiência reduzindo custos operacionais ao mínimo.
Em face da argumentação apresentada, a Comissão responsável pelo concurso da UNILAB, em apreciação e análise do recurso administrativo interposto, indefere a solicitação e ratifica o gabarito oficial.