SóProvas


ID
1789285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O aumento do desempenho de CPUs levou à necessidade de se pensar em formas mais eficientes de armazenar e de recuperar dados, garantindo-se, assim, maior disponibilidade dos dados. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Em um sistema RAID nível 0, quanto maior for o tamanho de uma requisição, mais eficiente será o sistema.

Alternativas
Comentários
  • RAID 0

    "Os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. O striping oferece um melhor desempenho, quando comparado a um disco individual, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o array.
    No caso da aplicação armazenar pequenos registros de dados, então um segmento de tamanho grande é preferencial. Se o tamanho de segmento para um disco é grande o suficiente para conter um registro inteiro, os discos do array podem responder independentemente para as requisições simultâneas de dados. Caso contrário, se a aplicação armazenar grandes registros de dados, os segmentos de pequeno tamanho são os mais apropriados. Se um determinado registro de dados está armazenado em vários discos do array, o conteúdo do registro pode ser lido em paralelo, aumentando o desempenho total do sistema."


    Portanto está correto, pois em RAID 0 utilizará a menor quantidade de recursos possível (paralelismo) para satisfazer uma dada requisição, o que configurará em aumento de eficiência, se comparado a pequenas requsições, pois poderá haver desperdício de espaço.

  • Certo.

    Acho que a questão ficou extremamente abstrata... mas vamos tentar entender a cabeça do cara.

     

    O foco do RAID 0, de fato, é o desempenho, uma vez que o sistema praticamente soma a velocidade de transmissão de dados de cada unidade. Assim, pelo menos teoricamente, quanto mais discos houver no sistema, maior é a sua taxa de transferência. Não é difícil entender o porquê: como os dados são divididos, cada parte de um arquivo é gravada em unidades diferentes ao mesmo tempo. Se este processo acontecesse apenas em um único HD, a gravação seria uma pouco mais lenta, já que teria que ser feita sequencialmente.

    Por ter estas características, o RAID 0 é muito utilizado em aplicações que lidam com grandes volumes de dados e não podem apresentar lentidão, como tratamento de imagens e edição de vídeos.

     

    Fonte: https://www.infowester.com/raid.php

  • Cof! Cof! Cof!

    Tá certo! Ah! sim. Claro! Uma requisição de um 1 gigabyte vai em 1 segundo. Mas uma requisição de 1 bit... ai! ai! ai! só vai terminar amanhã!!!!

     

     

  • RAID 0
    - 2 ou mais discos
    - Aproveitamento de 100% dos discos
    - Divisão dos dados em blocos
    - Oferece alto desempenho: Melhor dos RAID em leitura e escrita
    - Não oferece redundância
    - Linear ou Stripped
     

  • O desempenho do RAID 0, assim como o RAID 4 e consequentemente o RAID 5, é alto pois permite o paralelismo em grandes acessos de Leitura/Escrita, pois estas operações podem ser realizadas em paralelo.

    Fonte: Silberschatz, 9ª Ed. Pag. 489.

  • Para que haja paralelismo e, por conseguinte, um aumento de desempenho com o RAID 0, é preciso que os dados a serem lidos ou gravados sejam distribuídos em discos diferentes, ou seja, ocupem mais de uma faixa (stripe). GABARITO: CERTO.
  • Em um sistema RAID nível 0, quanto maior for o tamanho de uma requisição, mais eficiente será o sistema.

    (penso que na cabeça do examinador ele deveria estar fazendo a coparação do RAID 0 com algum outro RAID)

    Alternativa CERTA

  • Antonio, estas raciocinando da maneira errada. O q o autor quis dizer é q o sistema é mais eficiente lendo um giga do q 1 byte, nao q o tempo de leitura sejam iguais.