SóProvas


ID
1789699
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"Harém. A palavra harém foi originalmente utilizada para designar um cômodo da casa de um muçulmano, onde viviam suas esposas e concubinas. O termo, hoje utilizado para identificar um conjunto de mulheres, deriva do árabe harim, equivalente a "lugar sagrado ou proibido".
(Detrás de las palavras, Charlie López)
Considerando esse pequeno texto, assinale a alternativa que indica a função de linguagem que nele predomina.

Alternativas
Comentários
  • REFERENCIAL:Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

    FÁTICA: O objetivo do emissor é estabelecer o contato, verificar se o receptor está recebendo a mensagem de forma autêntica, ou ainda visando prolongar o contato. Há o predomínio de expressões usadas nos cumprimentos como: bom dia, Oi!. Ao telefone (Pronto! Alô!) e em outras situações em que se testa o canal de comunicação (Está me ouvindo?). Dá ênfase ao canal. Nessa função, o emissor/receptor, bem como a própria mensagem, são colocados em segundo plano, para que a ênfase seja posta no canal de comunicação.

    POÉTICA:  É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.

    METALINGUÍSTICA: É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra. 

    APELATIVA: Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

  • Função metalínguista é, por excelência, a linguagem dos dicionários, note que o texto proposto explica o sentido da palavra Harém.

    Essa função pode ser utilizada quando se está falando sobre o seu próprio código (meio utilizado para transmitir a informação)

    ex. música de samba que fala sobre samba, o vídeo show mostrando programas antigos da globo, um site da internet com dicas de internet, um jogador de futebol ensinando a jogar futebol, uma crônica explicando como fazer crônica, etc.

    Gabarito D

  • A palavra explicando a origem da palavra no texto . obs: a interpretação e conhecimento das funções manda muito. rumo pc RJ 2021