O pontalete é um sistema estrutural em madeira utilizado para sustentar as cargas da coberta em substituição ao sistema de tesoura.
Os pontaletes são peças verticais dispostas ao longo das terças e recebem a carga suportada por elas, tranmistindo-a para a laje.
O apoio do pontalete com a laje não é feito de forma direta, mas intermediado por outra peça em maderia chamada berço, disposta horizontalmente, que distribuirá em seu comprimento a carga daquele pontalete, semelhantemete à dissipação de carga feita pela base e pelo capital de um pilar grego.
O pontalete deve ser contraventado em pelo meno uma direção, dos dois lados, por meio de mãos-francesas ou diagonais.
I. O apoio da peça de madeira sobre o pontalete deve ser feito por encaixe, por talas laterais de madeira ou por chapas de aço. - Recomenda-se que o apoio da peça de madeira (cumeeira, terça ou viga principal) sobre o pontalete seja feito por encaixe: pode-se empregar, ainda, talas laterais de madeira, fitas ou chapas de aço.
II. As mãos francesas e /ou diagonais de contraventamento têm de ser colocadas dos dois lados dos pontaletes. - Sendo recomendável que a estrutura seja contraventada em duas direções ortogonais, isto é, na direção do alinhamento dos pontaletes e na direção perpendicular a ela.
III. Os pontaletes devem se apoiar diretamente sobre a laje de cobertura, para garantir total estabilidade. - Os pontaletes não podem se apoiar diretamente sobre a laje de cobertura, mas sim sobre sapatas de base, constituídas por pedaços de viga de madeira.
fonte: YAZIGI, A TÉCNICA DE EDIFICAR