SóProvas


ID
179029
Banca
FCC
Órgão
TJ-MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A modernidade é o produto [de] processos globais de racionalização, que se deram na esfera econômica, política e cultural.

[...]

... a racionalização cultural envolve a dessacralização das visões do mundo tradicionais (Entzauberung) e a diferenciação em esferas de valor autônomas (Wertsphären), até então embutidas na religião: a ciência, a moral e a arte. A ciência moderna permite o aumento cumulativo do saber empírico e da capacidade de prognose, que podem ser postos a serviço do desenvolvimento das forças produtivas. A moral, inicialmente em relação simbiótica com a religião, se torna cada vez mais secular: ela passa a derivar de princípios gerais, e adquire caráter universalista, distinguindo-se nisso das morais tradicionais, cujos limites coincidiam com os do grupo ou do clã. Enfim, surge a arte autônoma, destacando-se do seu contexto tradicionalista (arte religiosa) em direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato e a produção para o mercado. Cada uma das esferas de valor se desenvolve dentro de contextos institucionais próprios ? as universidades e laboratórios, no caso da ciência, a comunidade dos juristas, no caso do direito, e no caso da arte o sistema de produção, distribuição e consumo dos bens estéticos, assim como a crítica, mediando entre o artista e o público.

(Sergio Paulo Rouanet. Ilustração e modernidade. In Mal-estar na modernidade: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.120-121)

Compreende-se corretamente que, para o autor,

Alternativas
Comentários
  • Resposta "E".  "A ciência moderna permite o aumento cumulativo do saber empírico e da capacidade de prognose (...)"

  • A - item errado. A autonomia da arte é a última consequência da racionalização cultural, destacando-se do seu contexto tradicionalista (arte religiosa) em direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato e a produção para o mercado. 

    B - item errado. De acordo com o texto, acrítica apenas coloca-se entre o artista e o público.

    C - item errado. O progresso da cultura, no âmbito global, deu à ciência, à moral e à arte uma feição de modernidade, quando, então, rejeitaram as formas tradicionais de visão do mundo. Ao meu ver, o distrator sagrado torna a assertiva incorreta.

    D - item errado. A assertiva fala em tradicional antinomia ( antinomia significa contradição entre princípios); o texto, por sua vez, em uma relação inicialmente simbiótica - ou seja, harmônica - entre moral e religião, a qual, com o tempo, deixa de existir: a moral torna-se secular - em outras palavras, que não se enquadra a ordem religiosa - e os princípios religiosos passam a caracterizar a vida do grupo ou do clã.

    E - item certo.