SóProvas


ID
1790461
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma vez classificado e tramitado, um documento deverá ser arquivado, obedecendo a certas operações. Uma delas refere-se ao exame do documento para verificar se este se destina realmente ao arquivamento, se possui anexo e se a classificação atribuída será mantida ou alterada. A outra é relativa à reunião dos documentos classificados sob um mesmo assunto, objetivando agilizar o seu arquivamento, minimizar a possibilidade de erros e mantê-los reunidos quando relacionados ao mesmo assunto, organizando-os previamente para o arquivamento. Essas duas operações são denominadas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gaba: B
    Inspeção
    – examinar o documento, verificando o último despacho, para se ter certeza de que o mesmo destina-se ao arquivamento ou se obedecerá a uma outra rotina (ser anexado a outro, por exemplo).

    Ordenação – é a maneira como os documentos estão dispostos, levando-se em conta a classificação e a codificação adotadas. Torna o arquivamento mais rápido e racionaliza as tarefas.
    (Arquivologia para Concursos- Renato Valentini,2013;4Ed)


  • Gab. B

     

    Inspeção: consiste na verificação de cada documento quanto ao seu destino, pois este pode chegar ao arquivo por diversos motivos:
    a) para arquivamento;
    b) para solicitar informação;
    c) para verificar a existência de antecedentes, ser anexado a outro etc.;
    d) em obediência a uma rotina.

     

    Ordenação: É à disposição dos documentos dentro das pastas e destas dentro do arquivo. A escolha da forma de ordenação depende muito
    da natureza dos documentos. Vejam os métodos básicos: Ordenação Alfabética;Ordenação Cronológica;Ordenação Geográfica;Ordenação Temática;Ordenação Numérica.

    É importante no Arquivo que os documentos de uma mesma função sejam guardados juntos, para que se perceba como começou a ação
    e como terminou, formando assim os dossiês de fácil compreensão para quem pesquisa.

     

    Fonte: Manual Técnico da Universidade Estadual de Campinas, pág. 21.

  • Resolução 14 CONARQ:

    2.1.2 – ARQUIVAMENTO

    Uma vez classificado e tramitado, o documento deverá ser arquivado, obedecendo às seguintes operações:

    a) INSPEÇÃO: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se o(s) mesmo(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada.

    b) ORDENAÇÃO: consiste na reunião dos documentos classificados sob um mesmo assunto. A ordenação tem por objetivo agilizar o arquivamento, minimizando a possibilidade de erros. Além disso, estando ordenados adequadamente, será possível manter reunidos todos os documentos referentes a um mesmo assunto, organizando-os previamente para o arquivamento.

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Codigo_de_classificacao.pdf

  • Gab. B

    Material para estudo:

    link: http://www.arquivologiaparaconcurso.com/tpicos-de-arquivologia

    tópico: operações de arquivamento

  • Etapas de Arquivamento: Inspeção, Estudo, Classificação, Codificação, Ordenação e Guarda dos Documentos.

    Inspeção: verificar se o documento deve ser arquivado.

    Estudo: verificar a existência de documento semelhante.

    Classificação: escolha do método a ser utilizado (operação intelectual).

    Codificação: inserir um código de acordo com a classificação do método.

    Ordenação: disposição dos documentos.

    Guarda dos Documentos: guardar o documento.

  • Exame = Inspeção.

  • ROTINAS CORRESPONDENTES ÀS OPERAÇÕES DE ARQUIVAMENTO 1. Verificar a existência de antecedentes (documentos que tratam do mesmo assunto); 2. Reunir os antecedentes, colocando-os em ordem cronológica decrescente, sendo o documento com data mais recente em primeiro lugar e assim sucessivamente; 3. Ordenar os documentos que não possuem antecedentes, de acordo com a ordem estabelecida (cronológica, alfabética, geográfica ou outra), formando dossiês. Verificar a existência de cópias, eliminando-as. Caso o original não exista, manter uma única cópia; 4. Fixar cuidadosamente os documentos às capas apropriadas com prendedores plásticos, com exceção dos processos e volumes que, embora inseridos nas pastas suspensas, permanecem soltos para facilitar o manuseio; 5. Arquivar os documentos nos locais devidos, identificando de maneira visível as pastas suspensas, gavetas e caixas; 6. Manter reunida a documentação seriada, como por exemplo boletins e atas, em caixas apropriadas, procedendo o registro em uma única folha de referência, arquivada em pasta suspensa, no assunto correspondente, repetindo a operação sempre que chegar um novo número.

  • I É CC OH GOD?

    inspeçao

    estudo

    classificaçao

    codificaçao

    ordenaçao

    guarda/arquivamento