SóProvas


ID
1791046
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Desde os primórdios, o homem tem se valido da experiência alheia na realização de atividades para, por meio da comparação ou cópia, aprender como realizar tais atividades com melhores resultados. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A ideia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá‐las.” Essa abordagem é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Terceirização ou Outsourcing ou externalização é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administraçãopara as empresas. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing; ambos os conceitos estão geralmente intimamente ligados a subcontratação.fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o

    Empowerment - "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.
    fonte: http://www.significados.com.br/empowerment/

    Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.
    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

    gabarito: d

  • a)outsourcing. = TERCERIZAÇÃO

    b)reengenharia. = REESTRUTURAÇÃO

    c)empowerment. = DELEGAR = DESCENTRALIZAÇÃO / LIDERANÇA

    d)benchmarking. = MELHORES PRÁTICAS

    e)balanced scorecard. = GESTÃO DE DESEMPENHO 

  • Só aprofundando as ótimas respostas dos colegas:

     Benchmarking é o processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.

  • Com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria da eficiência operacional e de desenvolvimento de produtos, o benchmarking é fundamental para comparar capacidades, aumentar o conhecimento da organização, trazer novas ideias e facilitar o compartilhamento de informações e, consequentemente, garantir o seu sucesso.
    Fazer com que os gestores comparem o desempenho de seus produtos e/ou processos com as principais organizações de referência e, internamente, com outras áreas da empresa que realizam atividades similares, faz com que sejam identificados os pontos que precisam ser melhorados. Ao identificá-los, as empresas buscam melhorias por meio da inovação, adaptando e incorporando novas práticas às suas operações.

    Fonte: books FNQ

     

  • GAB: D

     

     a) outsourcing. (terceirização)

     b) reengenharia. (acaba com processos atuais e os reformulam do "zero")

     c) empowerment. (empoderamento / descentralização de poder)

     d) benchmarking. 

     e) balanced scorecard. (ferramenta do planejamento estratégico, serve para acompanhar o desempenho da organização)

  • Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída. 

    Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresárias, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa. 

    Os principais benefícios do Benchmarking são: 

    GAB: D

    Fonte: Sobre Administração

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Rayane Lima

    A - reengenharia.

    • INCORRETO
    • A reengenharia é um processo de redesenho de processos, ou seja, os processos antigos da empresa são descartados e um novo processo é criado do zero.
    • Segundo Stair e Reynolds, reengenharia é “um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.

    ===

    B - outsourcing.

    • INCORRETO
    • Outsourcing é um termo em inglês que significa terceirização. É uma técnica que consiste em subcontratar empresas para fazer os serviços não essenciais da organização.
    • A grande vantagem desse método de contratação é a economia e a maior disposição de recursos e tecnologias para a empresa.

    ===

    C - empowerment.

    • INCORRETO
    • Empowerment é uma ação estratégica que objetiva o melhor aproveitamento do capital humano por meio da delegação de competências. A partir do empowerment, os funcionários da empresa têm autonomia para tomar decisões.
    • Essa ação possui quatro bases principais: poder, motivação, desenvolvimento e liderança.

    ===

    D - benchmarking.

    • CORRETO 
    • Benchmarking é a comparação das melhores práticas do mercado.
    • Segundo Chiavenato, "Benchmark significa um padrão de excelência que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. Pode ser interno (de outro departamento, por exemplo) ou externo (uma empresa concorrente). O Benchmark serve como guia de referência."
    • O autor também afirma que existem quatro tipos de Benchmarking. São eles:

     

    • Interno: ocorre dentro da própria organização. Nesse tipo, um departamento copia as melhores práticas do outro;
    • Competitivo: ocorre quando a organização copia as técnicas e procedimentos do seu concorrente direto;
    • Funcional: nesse caso, o benchmarking ocorre entre empresas com segmentos distintos;
    • Genérico: trata-se de uma comparação mais ampla e pode ser realizada entre empresas do mesmo setor ou de setores distintos.

    ===

    E - balenced scorecard.

    • INCORRETO
    • O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão em que é possível traduzir a estratégia da organização em várias medidas de desempenho, que serão monitoradas e gerenciadas ao longo do tempo. O BSC considera quatro categorias de informação sobre o desempenho da empresa: 

    • Financeiro: abrange o o crescimento e o perfil da receita, a melhoria da produtividade e a redução de custos, além das ações relacionadas diretamente aos recursos monetários.
    • Clientes: leva em consideração o elo da empresa com os seus clientes.
    • Processos internos: consiste em aprimorar os processos de trabalho da organização.
    • Aprendizagem e crescimento: relaciona-se com a capacidade de aprendizagem da organização e possui objetivos direcionados ao desenvolvimento de competências.