SóProvas


ID
1791052
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir da década de 50, o conceito de qualidade, que até então era relacionado apenas à perfeição técnica de um produto, evoluiu para adequação do produto ao uso. O entendimento predominante nas últimas décadas e que certamente representa a tendência futura é a conceituação de qualidade como satisfação dos clientes. Diante do exposto, são considerados atributos da qualidade dos produtos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - 

    De acordo com a norma ISO 8402, a Gestão da Qualidade Total é:10

    uma abordagem gerencial de uma organização centrada na qualidade, baseada na participação de todos os seus membros, buscando um sucesso de longo prazo através da satisfação de seus clientes e beneficiando todos os membros da organização e a sociedade.

  • CITAÇÕES: Juran diz que – “Qualidade é adequação ao uso”; Philip Crosby define: “Qualidade é conformidade às especificações”; Noriaki Kano propôs uma definição bastante difundida no ocidente, onde explica qualidade como – “Produtos e serviços que atendem ou excedem as expectativas do consumidor”.

  • GABARITO LETRA B

    Existem várias características que conferem qualidade a um produto. Como essas características ou parâmetros de qualidade do produto são muitos e de diversos tipos, para efeito de simplificação é conveniente agrupá-los em atributos da qualidade perceptíveis para o usuário.

    Os atributos da qualidades são:

    Desempenho técnico ou funcional: grau com que o produto cumpre a sua missão ou função básica.

    Facilidade ou conveniência de uso: inclui o grau com que o produto cumpre funções secundárias que suplementam a função básica.

    Disponibilidade: grau com que o produto encontra-se disponível para uso quando requisitado (por exemplo: não está “quebrado”, não se encontra em manutenção, etc.)

    Confiabilidade: probabilidade que se tem de que o produto, estando disponível, consegue realizar sua função básica sem falhar, durante um tempo pré-determinado e sob determinadas condições de uso.

    Mantenabilidade (ou manutenibilidade): facilidade de conduzir as atividades de manutenção no produto, sendo um atributo do projeto do produto.

    Durabilidade: vida útil média do produto, considerando os pontos de vista técnico e econômico.

    Conformidade: grau com que o produto encontra-se em conformidade com as especificações de projeto.

    Instalação e orientação de uso: orientação e facilidades disponíveis para conduzir as atividades de instalação e uso do produto.

    Assistência técnica: fatores relativos à qualidade (competência, cortesia, etc) dos serviços de assistência técnica e atendimento ao cliente (pré, durante e pós venda).

    Interface com o usuário: qualidade do ponto de vista ergonômico, de risco de vida e de comunicação do usuário com o produto.

    Interface com o meio ambiente: impacto no meio ambiente, durante a produção, o uso e o descarte do produto.

    Estética: percepção do usuário sobre o produto a partir de seus órgãos sensoriais.

    Qualidade percebida e imagem da marca: percepção do usuário sobre a qualidade do produto a partir da imagem e reputação da marca, bem como sua origem de fabricação (por exemplo “made in Japan”).

  • É preciso desenvolver também a capacidade de perspicácia em relação às questões, pois as bancas não testam nosso conhecimento e sim nossa atenção.

    Uma questão dessa não precisa de horas de estudo e nem conhecimento pra responder.