-
Gabarito "D".
APO-> Resultados mensuráveis
https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing
-
LETRA D
Q772844 - O precursor da Administração por Objetivos (APO) foi Peter Drucker.
Q722844 - A administração por objetivos determina que a organização defina objetivos e avalie resultados para alguns de seus aspectos-chave, como produtividade, rentabilidade e inovação.
Q677613 - Na administração por objetivos, convém estabelecerem-se objetivos verificáveis e mensuráveis nos níveis estratégico, tático e operacional, com o propósito de controlar e motivar as pessoas a alcançarem resultados.
-
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
Se trata de um procedimento desenvolvido para a prática dos processos de PLANEJAR, ORGANIZAR E CONTROLAR. Idéia desenvolvida por Alfred Sloan na década de 1920. Mais tarde sendo implementada por Peter Drucker, que acrescentou novos componentes, enfatizando a definição de objetivos.
Vantagens da Administração por objetivos: concentra atenção sobre as áreas principais da eficácia organizacional; Identifica progresso das áreas problemas em direção ao alcance dos objetivos; Melhora o controle da informação e dos padrões de desempenho; Conduz a uma estrutura organizacional dinâmica especificando as responsabilidades; Identifica onde mudanças são necessárias e procura melhoria contínua nos resultados; Identifica necessidades de treinamento e propicia ambiente de crescimento pessoal e de autodisciplina.
Limitações: O fenômeno taxa de objetivos. Quando recompensas são baseadas na avaliação de desempenho, os funcionários adotam uma orientação de racionalidade econômica para com os objetivos, isto é tentam estabelecer objetivos no nível mais baixo para poder alcançá-los. A estruturação da avaliação de desempenho. Com ênfase no alcance dos objetivos de cada participante. Provoca mais a preocupação individual do que do grupo. A falta de comparabilidade dos padrões de desempenho. O estabelecimento de padrões para alcance de desempenho, por nível de dificuldade é impossível; a definição das dificuldades dos próprios objetivos pelos participantes é determinada mais por habilidades de barganha deles do que por critérios de equidade. A síndrome do gargalo. Os objetivos devem ser estabelecidos para cada unidade de trabalho, no período anual de operação e devem ser alcançados a um mesmo tempo; isto cria um tremendo estrangulamento nas atividades dos gerentes e supervisores.
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/administracao-por-objetivos/67542/
UNIDOS VENCEREMOS!
-
Gabarito D
Com as palavras destacadas já dá para saber do que se trata:
"Definidos de forma mensurável, quantificados numericamente e com tempos predeterminados, esses resultados passam a determinar os procedimentos da organização. Esse tipo de esforço obedece aos princípios: da Administração por Objetivos (APO)."
Objetivos devem ser SMART:
eSpecífico
Mensurável
Alcançável
Relevante
Temporário
Tudo posso Naquele que me fortalece!
-
A teoria contingencial é uma teoria comportamental, que defende a inexistência de uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. De acordo com esta ideia, o melhor método para administrar uma empresa depende da situação interna e externa, já que tudo é relativo e está em constante mudança.
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
A burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera: as normas se tornam absolutas, as regras e a rotina se tornam sagradas para o funcionário, que passa a trabalhar em função dos regulamentos e das rotinas e não em função dos objetivos. Foi daí que veio a teoria burocrática que possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Além disso, a preocupação é apenas com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções.
-
GAB D
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS OU APO
- Tem como característica fundamental a criação de objetivos de forma bilateral, ou seja, o subordinado e seu superior definem as metas a serem atingidas. Além disso, na APO o controle dos resultados e a revisão periódica dos planos e objetivos traçados são fundamentais para que esta ferramenta gerencial funcione.
- A administração por objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços através do planejamento e do controle administrativo; A APO implica em uma técnica de gerência que dá ênfase no planejamento e também no controle;
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA APO
- Foco no planejamento, direção e controle, determinando objetivos e metas que se pretende alcançar;
- Definição de metas e objetivos de forma conjunta, ou seja, entre líderes e liderados;
- Definição de metas e objetivos em conjunto para os departamentos e cargos da empresa;
- Interligação entre os objetivos de cada departamento;
- Determinação de planos táticos e operacionais, com foco na mensuração e no controle;
- Acompanhamento, avaliação, revisão e reciclagem dos planos de forma contínua;
- Elaboração de estratégias de motivação dos colaboradores que fazem parte da empresa;
- Participação atuante de líderes, gestores, empresários e empreendedores;
- Apoio mútuo de todos no período inicial de implementação;
- Treinamento, reciclagem, qualificação e preparação dos colaboradores;
- Reciclagem dos processos e projetos organizacionais;
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)