-
Gabarito C) Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005): 1 Entrada de documentos públicos em arquivos permanentes(2), com competência formalmente estabelecida.
2 Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário(2) para o arquivo permanente(2).
-
transferência --) corrente para intermediário
recolhimento --) intermediário para permanente
-
Duvida...
Pode sair do arquivo Corrente e ir direto para o Permanente?
Um doc. pode ser eliminado em qualquer fase?
grato.
-
Luiz, sim um arquivo pode sair do corrente e ir direito para o permente e esse ato recebe o nome de recolhimento.
Não, um arquivo não pode ser eliminado em qualquer fase, somente nas fases corrente e intermediária, pois se ele está na permanente é porque ele tem valor histórico, admnistrativo, sendo assim nada de eliminá-lo.
-
CORRENTE --- INTERMEDIÁRIOS = TRANSFERÊNCIA
CORRENTE, INTERMEDIÁRIO --- PERMANENTE = RECOLHIMENTO
GABARITO -> [C]
-
Gabarito C.
Transferência é o nome específico que recebe a passagem de documentos do arquivo corrente para a fase intermediária. Portanto, caso se deparem com a afirmação "o documento foi transferido", podem confirmar que ele foi para a fase intermediária.
Recolhimento é o nome específico que recebe a passagem de documentos do arquivo corrente e intermediário para a fase permanente. Portanto, caso se deparem com a afirmação " o documento foi recolhido", podem confirmar que ele foi para a fase permanente. Está incorreto afirmar que o documento foi "transferido para a fase permanente", ou "recolhido para a fase intermediária".
-
Resolução:
Sempre que o documento passa do arquivo corrente para o arquivo intermediário, temos a ação de transferência.
Agora, se o documento passa do arquivo corrente para o permanente ou do intermediário para o permanente, temos a ação de recolhimento.
Dica: repare que sempre que o documento chega no arquivo permanente, independente do ponto inicial, temo o recolhimento, e não a transferência.
A questão trata da movimentação arquivo intermediário -> arquivo permanente, portanto, temos um recolhimento.
Resposta: C