SóProvas


ID
1791472
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São considerados itens básicos para a elaboração do manual de boas práticas de manipulação e processamento de alimentos:

Alternativas
Comentários
  •  a) data de fabricação e validade do produto. ( isto é verificado no recebimento do material) 

     b) alvará do veículo transportador da matéria prima e responsabilidade técnica. -  ERRDADA: Quem deve ter alvará é a empresa fornecedora assim como a receptora. 

     c) transporte e controle integrado de pragas. CORRETA - A RDC 216 DEFINE OS TÓPICOS que devem constar no MBP

     d) distribuição e ações corretivas. - FAZEM PARTE DOS POP'S que por sua vez contemplam o MBP.

     e) procedimento de verificação da documentação e controle da saúde dos funcionários.  - ERRADA quem verifica documentos é o RH( primeira parte generaliza os documentos), segunda parte correta. 

  • 2.11 Manual de Boas Práticas: documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado.

    4.9 ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DO ALIMENTO PREPARADO 4.9.1 Os alimentos preparados mantidos na área de armazenamento ou aguardando o transporte devem estar identificados e protegidos contra contaminantes. Na identificação deve constar, no mínimo, a designação do produto, a data de preparo e o prazo de validade. 4.9.2 O armazenamento e o transporte do alimento preparado, da distribuição até a entrega ao consumo, deve ocorrer em condições de tempo e temperatura que não comprometam sua qualidade higiênico-sanitária. A temperatura do alimento preparado deve ser monitorada durante essas etapas. 4.9.3 Os meios de transporte do alimento preparado devem ser higienizados, sendo adotadas medidas a fim de garantir a ausência de vetores e pragas urbanas. Os veículos devem ser dotados de cobertura para proteção da carga, não devendo transportar outras cargas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento preparado.

    Res. RDC 216 de 15/09/04