SóProvas


ID
1791589
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente de 65 anos dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de dor torácica em pontada na inspiração, tosse produtiva e febre há 48 horas. O acompanhante relata que, há aproximadamente 24 horas, começou a apresentar confusão e irritabilidade associada à dispneia e à taquicardia, com queixas de palpitações. Após avaliação inicial, o médico plantonista solicita que a enfermeira colete uma gasometria arterial e que encaminhe o paciente para a realização de radiografia de tórax, pois a sua hipótese diagnóstica é Pneumonia. O resultado da gasometria apresenta: pH: 7,28; PaCO2 : 53 mmHg; PaO2 : 65 mmHg; SaO2 : 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L. A radiografia de tórax mostra uma imagem de condensação nos terços médio e inferior do pulmão direito, confirmando diagnóstico de pneumonia.

A partir da gasometria do paciente, é correto afirmar que o desequilíbrio ácido base encontrado é uma

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) acidose respiratória.

  • Deve-se avaliar 3 itens:

    pH: através do pH identificamos se é acidose( pH 7,45). Na questão identificamos um pH ácido, logo, acidose

     

    PaCO2: Se estiver alterado ( 35 A 45 é a normalidade) trata-se de um evento respiratório

     

    HCO3 ou BIC: Se estiver alterado (22 a 26 mEq/L é a normalidade) trata-se de um evento metabolico.

     

    Logo, a resposta é acidose respiratória.

  • A acidose metabólica é causada por acúmulo de acidez na corrente sanguínea, tanto pela perda de bicarbonato ou pelo acúmulo de diferentes tipos de ácido.

    A acidose respiratória ocorre quando os pulmões não conseguem remover dióxido de carbono suficiente (CO2), o que pode ocorrer no caso de pneumonia. O excesso de CO2 torna o sangue mais ácido (no caso apresentado está alto, PaCO2 : 53 mmHg). O pH normal do sangue deve estar entre 7,35 até 7,45, do paciente apresentado está acido 7,28. Portanto o que o paciente apresenta é uma acidose respiratória.

    A alcalose metabólica acontece quando o pH do sangue se torna mais básico do que deveria, ou seja, quando está acima de 7,45, o que não é o caso apresentado.

    A alcalose respiratória ocorre quando os níveis de dióxido de carbono ficam baixos. Isso faz com que o pH do sangue se eleve e fique alcalino, o que também não é o caso apresentado, já que o pH está ácido..

    Acidose mista ocorre quando os dois sistemas estão envolvidos (metabólico e respiratório) temos a alteração do PCO2 e HCO3 – que juntos reduzem muito o pH.

    Gabarito do Professor: Letra B.


    Bibliografia

    Swearingen PL, Keen JH. Manual de Enfermagem no Cuidado Crítico: Intervenções de Enfermagem e Problemas Colaborativos. 4º edição, ed. Artmed, Porto Alegre, 2007.

    Guyton, A. C.  e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.