SóProvas


ID
1791610
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame físico do sistema respiratório é um meio confiável de reunir os dados essenciais e inclui: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A inspeção do paciente envolve a verificação da presença ou da ausência de diversos fatores como cianose, respiração laboriosa, diâmetro ântero-posterior do tórax, posição da traquéia e outros.

( ) Na palpação do tórax, o frêmito tátil deverá ser simétrico e estará aumentado quando há aumento de ar por unidade de volume de pulmão, por exemplo na presença de enfisema.

( ) Na percussão, um som timpânico é um ruído de alta tonalidade ouvido quando a asma ou um grande pneumotórax está presente.

( ) Na ausculta com a respiração superficial, há diminuição do movimento do ar através das vias aéreas, e o murmúrio vesicular não se mostra tão audível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada corretamente, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A inspeção pode ser dividida em duas partes: estática e dinâmica. Na estática deve-se olhar a aparência do tórax. Se o paciente possui desvios da coluna a estrutura do esterno, das costelas e das vértebras, como o diâmetro antero-posterior do tórax, posição da traqueia, além de presença de cianose. Na dinâmica visa definir o padrão respiratório do paciente, podendo apresentar os seguintes padrões: eupneico, taquipneia, bradipneia. Ou seja, a primeira afirmativa é verdadeira. Na palpação pode ser inspecionado o frêmito toracovocal ou frêmito tátil, é a vibração sentida quando o paciente emite um som estridente, como quando requisitado a falar “33". Isso é importante, pois auxilia diagnóstico de processos patológicos, tais como derrame pleural ou consolidações pulmonares. Nos derrames, o frêmito se encontra diminuído devido ao fato de haver líquido entre a pleura e o pulmão, dificultando a propagação do som até a parede torácica, enquanto que, nas consolidações, o som encontra-se aumentado, posto que o meio sólido da consolidação permite maior transmissibilidade por meio da árvore brônquica. No caso do enfisema o aumento ou diminuição do som está relacionado à presença de líquidos ou massas, logo, a segunda afirmativa é falsa. Na percussão pode-se encontrar alguns tipo de sons: - Som claro pulmonar: som da percussão do pulmão normal. Entre a macicez e o timpanismo. - Som timpânico: som característico de estruturas mais "ocas", ou seja, com grande quantidade de ar no parênquima pulmonar ou na cavidade torácica, é encontrado em casos de enfisema pulmonar, de pneumotórax e asma. Assim como a terceira afirmativa. - Som submaciço: ocorre quando há líquido interposto entre o parênquima pulmonar e a parede torácica, como em derrames pleurais (uma espécie de líquido na camada que reveste o pulmão). - Som maciço: obtido quando se percute regiões mais "densas", ou seja, quando há uma diminuição da quantidade de ar no pulmão ou em suas proximidades. Isto está presente em tumores periféricos e em pneumonias (consolidação). Com relação a ausculta os sons respiratórios normais podem ser classificados como: som traqueal, respiração brônquica e murmúrios vesiculares. Os murmúrios vesiculares são o som normal escutado no pulmão. Representa o som causado pela entrada e saída de ar dos pulmões. Pode estar ausente ou diminuído, se houver algo que obstrua seu caminho, ou ainda impeça que o ar entre e saia do pulmão e/ou em caso de respiração superficial. Última afirmativa está correta. Resposta E Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
  • (V ) A inspeção do paciente envolve a verificação da presença ou da ausência de diversos fatores como cianose, respiração laboriosa, diâmetro ântero-posterior do tórax, posição da traquéia e outros. 

    (F ) Na palpação do tórax, o frêmito tátil deverá ser simétrico e estará aumentado quando há aumento de ar por unidade de volume de pulmão, por exemplo na presença de enfisema. 

    (V ) Na percussão, um som timpânico é um ruído de alta tonalidade ouvido quando a asma ou um grande pneumotórax está presente. 

    (V ) Na ausculta com a respiração superficial, há diminuição do movimento do ar através das vias aéreas, e o murmúrio vesicular não se mostra tão audível. 

  • Comentário do professor


    A inspeção pode ser dividida em duas partes: estática e dinâmica.


    Na estática deve-se olhar a aparência do tórax. Se o paciente possui desvios da coluna a estrutura do esterno, das costelas e das vértebras, como o diâmetro antero-posterior do tórax, posição da traqueia, além de presença de cianose.


    Na dinâmica visa definir o padrão respiratório do paciente, podendo apresentar os seguintes padrões: eupneico, taquipneia, bradipneia.


    Ou seja, a primeira afirmativa é verdadeira. Na palpação pode ser inspecionado o frêmito toracovocal ou frêmito tátil, é a vibração sentida quando o paciente emite um som estridente, como quando requisitado a falar “33". Isso é importante, pois auxilia diagnóstico de processos patológicos, tais como derrame pleural ou consolidações pulmonares. Nos derrames, o frêmito se encontra diminuído devido ao fato de haver líquido entre a pleura e o pulmão, dificultando a propagação do som até a parede torácica, enquanto que, nas consolidações, o som encontra-se aumentado, posto que o meio sólido da consolidação permite maior transmissibilidade por meio da árvore brônquica.


    No caso do enfisema o aumento ou diminuição do som está relacionado à presença de líquidos ou massas, logo, a segunda afirmativa é falsa.


    Na percussão pode-se encontrar alguns tipo de sons:

    - Som claro pulmonar: som da percussão do pulmão normal. Entre a macicez e o timpanismo.

    - Som timpânico: som característico de estruturas mais "ocas", ou seja, com grande quantidade de ar no parênquima pulmonar ou na cavidade torácica, é encontrado em casos de enfisema pulmonar, de pneumotórax e asma.


    Assim como a terceira afirmativa.

    - Som submaciço: ocorre quando há líquido interposto entre o parênquima pulmonar e a parede torácica, como em derrames pleurais (uma espécie de líquido na camada que reveste o pulmão).

    - Som maciço: obtido quando se percute regiões mais "densas", ou seja, quando há uma diminuição da quantidade de ar no pulmão ou em suas proximidades. Isto está presente em tumores periféricos e em pneumonias (consolidação).


    Com relação a ausculta os sons respiratórios normais podem ser classificados como: som traqueal, respiração brônquica e murmúrios vesiculares. Os murmúrios vesiculares são o som normal escutado no pulmão. Representa o som causado pela entrada e saída de ar dos pulmões. Pode estar ausente ou diminuído, se houver algo que obstrua seu caminho, ou ainda impeça que o ar entre e saia do pulmão e/ou em caso de respiração superficial. Última afirmativa está correta.


    Resposta E Bibliografia Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

  • V:F:V:eV

  • O ar não conduz bem o som, por isso, em um grande pneumotórax , no enfisema e na asma o frêmito tátil estará diminuído, já que são afecções que aumentam o volume de ar no pulmão.

    Fonte: Brunner .