SóProvas


ID
1791619
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sonda enteral possibilita a infusão de alimentos suplementares em pacientes com exigências nutricionais muito altas, como pacientes inconscientes ou com queimaduras extensas. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à infusão de alimentos suplementares em sonda enteral.

Alternativas
Comentários
  • A sonda enteral possibilita a infusão de alimentos suplementares em pacientes com exigências nutricionais muito altas, como pacientes inconscientes ou com queimaduras extensas. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à infusão de alimentos suplementares em sonda enteral.

     a) ERRADA ( resposta correta seria 10 ml de ar, teste de pH e radiografia se necessário).

    Realizar o teste da ausculta, injetando 10 mL de água filtrada, após o posicionamento da sonda e confirmação por meio de radiografia.

     b) (após  checar o posicionamento correto o fio guia deve ser retirado).

    Após confirmar o posicionamento correto da sonda, manter fio guia por 24 horas.

     c) (

    Para facilitar a infusão de dieta, manter o paciente em decúbito dorsal horizontal.

     d)

    Monitorar o gotejamento por gravidade ou pela bomba de infusão para garantir a oferta adequada da dieta.

     e)

    Certificar-se de administrar a dieta fria com gotejamento lento para evitar câimbras.

  • O teste da ausculta consistem em injetar com uma seringa aproximadamente 10ml de ar na sonda e efetuar a ausculta com o estetoscópio na região epigástrica. Ou seja, o teste é com ar e não com água.

    Após a passagem da sonda enteral, o fio guia deve ser retirado e o correto posicionamento da sonda inserida manualmente deve ser verificado por meio de radiografia antes de se iniciar a alimentação.

    Para receber a dieta o paciente não pode permanecer em decúbito dorsal horzintal, o decúbito do cliente deve ser elevado de 30° à 45º para diminuir o risco de refluxo da dieta.

    A dieta deve ser oferecida em temperatura ambiente, pois se estiver muito fria ou quente, pode causar diarréia ou cólica ao paciente. Alem disso deve-se monitorar o gotejamento por gravidade ou pela bomba de infusão para garantir a oferta adequada da dieta.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013.

    Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010.

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • Na verdade o teste mais correto a se fazer é somente a radiografia de tórax, não se deve mais injetar líquidos ou confiar somente na ausculta. Questão desatualizada, dieta sempre infundida através de bomba infusora, devido ao risco de diarréia e distensao abdominal. Manter sempre cabeceira elevada para não broncoaspirar, posição Fowler 45° graus.
  • Monitorar o gotejamento por gravidade ou pela bomba de infusão para garantir a oferta adequada da dieta.

  • A dieta deverá estar em temperatura ambiente.