-
O estado de mal epiléptico (EME) é uma emergência médica e definida como repetidas crises epilépticas ou uma crise epiléptica prolongada capaz de provocar uma condição duradoura e invariável, é uma crise epiléptica com duração maior ou igual a 30 minutos ou repetidas crises de duração menor, porém sem recuperação da consciência entre as crises.
A conduta inicial no EME é o estabelecimento de suporte de vida e uso de medicações efetivas. Os benzodiazepínicos são os medicamentos de primeira linha, dependendo da disponibilidade e experiência, são usados Diazepam ou Midazolam. Concomitante aos benzodiazepínicos utiliza-se fenitoína. Esta é eficaz em cessar a crise, porém com início de ação lento. O fenobarbital é a terceira droga mais usada, eficaz, porém as complicações podem indicar cuidados intensivos.
Logo, os medicamentos utilizados no atendimento inicial nos pacientes em episódios de Estado de Mal Epiléptico são midazolam de diazepam.
Resposta D
Bibliografia
Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Garzon E. Estado de mal epiléptico. J Epilepsy Clin Neurophysiol. 14(Suppl 2):7-11, 2008.
Agertt F, Antoniuk SA, Bruck I, et al. Tratamento do estado de mal epiléptico em pediatria – Revisão e Proposta de Protocolo. J Epilepsy Clin Neurophysiol. 11(4):183-188, 2005.
-
No atendimento inicial ou de urgência é usado o Diazepan, já no controle da doença é usado o Fenobarbital
-
O diazepan é a droga de emergência em convulsões.. até mesno por ser um benzodiazepinico que não causa dependência.
O midazolan, seu mecanismo de ação é rápido e sua eliminação renal também é mais rápida.
-
PERGUNTA MAL FORMULADA. POIS O DIAZEPAM ,DE PRIMEIRO ESTAGIO PARA CONVULSAO. .. JA FENOTOINA E FENOBARBITAL JA QUANDO A CONVULSAO SE EVOLUI PARA O MAL DO SECULO,E POSTERIOMENTE UTILIZASE, FENITOINA
-
"O tratamento com as medicações antiepilépticas: carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e valproato em monoterapia e em dose adequada pode controlar as crises epilépticas em 50% dos casos"
Fonte: Atendimento ao paciente com Epilepsia Área(s): Coordenação de Neurologia e Coordenação de Neuropediatria/GRME. Portaria SES-DF Nº0000 dedata , publicada no DODF Nº 0000 de data .