SóProvas


ID
1791649
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 2009, vivemos a primeira pandemia do século XXI com a influenza H1N1. As precauções necessárias para prestar a assistência a um paciente com influenza H1N1 incluem contato e gotículas. Com base nisso, quais itens são necessários para o prestador de cuidados desse paciente?

Alternativas
Comentários
  • acho que a letra B também está certa...A porta pode permanecer aberta

  • Estas precauções consistem em:
    1. Quarto privativo ou corte de pacientes com o mesmo agente etiológico. A distância mínima entre dois pacientes deve ser de 1 metro. A porta pode permanecer ABERTA;

  • Precauções Padrão - devem ser utilizadas para todos os pacientes independentemente da presença ou ausência de doenças transmissíveis comprovada. Deve-se usar luvas apenas quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas. Usar óculos, máscara e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, para proteção da mucosa de olhos, boca, nariz, roupa e superfícies corporais.

    Precauções de Contato – Indicado para infecção (ou suspeita de infecção) ou colonização por bactérias multirresistentes ou microorganismos epidemiologicamente importantes e passíveis de transmissão por contato direto como infecção ou colonização por bactérias multirresistentes, escabiose e pediculose, diarréias de causa infecciosa (shiguela, salmonela, rotavírus), hepatite tipo A, HIV e hepatite tipo B na vigência de sangramento.

    Além da precaução padrão deve-se usar luvas e avental durante toda manipulação do paciente, de cateteres e sondas,do circuito e do equipamento ventilatório e de outras superfícies próximas ao leito. Quarto privativo porta aberta.

    Precauções com Aerossóis – indicado para infecção respiratória suspeita ou confirmada por microorganismos transmitidos por aerossóis (partículas de tamanho menor ou igual a 5 micra), que permanecem suspensas no ar e podem ser dispersadas a longas distâncias - como varicela, sarampo e tuberculose.

    Além da precaução padrão o profissional deve usar máscara PFF2 (N-95) e o paciente durante o transporte máscara cirúrgica. Quarto privativo porta fechada.

    Precauções com Gotículas – indicado para pacientes portadores ou com infecção por microorganismos transmissíveis por gotículas, que podem ser gerados por tosse, espirro, conversação – como parotidite, coqueluche, difteria, rubéola, meningite por meningococos, síndrome aguda respiratória grave (pneumonia asiática). Além da precaução padrão deve-se usar máscara. Quarto privativo porta fechada.

    Portanto as precauções necessárias para prestar a assistência a um paciente com influenza H1N1 incluem contato e gotículas são avental de mangas longas, luvas de procedimentos, máscara cirúrgica e quarto privativo com porta fechada.

    Gabarito do professor: Letra A

    Bibliografia
    http://www.hum.uem.br/wp-content/uploads/2014/05/a... www.anvisa.gov.br
  • As medidas para influenza, está sendo utilizada como aerossóis e contato, sabemos que é transmitida por gotícula, porém no meio hospitalar, por existir muitos procedimentos que geram aerosóis e que permanecem suspensos no ar e em objetos e imobiliário por muito tempo, deve implementar tais cuidados:

  • acho que a letra b tbm ta certa