-
Grupo aglutinado: o líder propõe ações conjuntas e do qual os membros esperam soluções; é um grupo de baixa produtividade.
Grupo possessivo: o líder se torna um coordenador de funções, e onde as tarefas exigem a participação de todos levando a maior interação e conhecimentos mútuos.
Grupo coesivo: há uma aceitação mútua dos membros, o líder se mantém como coordenador e a ênfase do grupo está na manutenção da segurança conseguida, vista como um privilégio. É um grupo que tende a se fechar, evitando a entrada de novos elementos.
Grupo independente: liderança amplamente distribuída, pois o grupo já acumulou experiências e aprendizagens; os recursos materiais aumentam e as metas fundamentais vão sendo alcançadas, surgindo novas metas que visam o desenvolvimento pleno dos membros e das pessoas que se relacionam com o grupo. É um grupo onde as relações de dominação são minimizadas e a coordenação das atividades tende para a autogestão.
-
✓ O estágio de grupo aglutinado é caracterizado por alta produtividade, onde o líder propõe ações e os membros esperam por soluções. Falso
✓ O estágio de grupo possessivo é caracterizado por maior interação entre os membros e um líder como único coordenador das funções. Verdadeiro
✓ O estágio de grupo coesivo é caracterizado por aceitação mútua entre os membros e o líder facilita a abertura do grupo. Falso
-
Grupo aglutinado: o líder propõe ações conjuntas - aglutinadas - mas, normalmente demonstra baixa produtividade.
Grupo possessivo: o líder possessivo é o coordenador de funções, conquanto haja muita interação entre os membros do grupo
Grupo coesivo: há uma aceitação mútua dos membros, o líder se mantém como coordenador e a ênfase do grupo está na manutenção da segurança/coesão/união. É um grupo que tende a se fechar, evitando a entrada de novos elementos.
Grupo independente: liderança amplamente distribuída, pois o grupo já acumulou experiências e aprendizagens; as metas fundamentais vão sendo alcançadas, surgindo novas metas que visam o desenvolvimento pleno dos membros e das pessoas que se relacionam com o grupo.
É um grupo onde as relações de dominação são minimizadas e a coordenação das atividades tende para a autogestão.
Está relacionado com a estrutura adhocrática de Mintzberg, na qual há ajustamento mútuo, flexibilidade em uma estrutura orgânica.