SóProvas


ID
1793428
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um gerente de operações quer desenvolver uma rede PERT para o projeto de construção de uma nova fábrica. Ele identificou as atividades necessárias para completar o projeto, determinou a ordem em que esses eventos precisam ser completados e diagramou o fluxo de todas as atividades, relacionando-as entre si. O próximo passo para o desenvolvimento do PERT será:

Alternativas
Comentários
  • ​O método PERT é uma técnica que permite gerir a calendarização de um projeto. O método PERT consiste em representar, sob a forma de representação gráfica, uma rede de tarefas cujo encadeamento permite alcançar os objetivos de um projeto. 


    Assim, o método PERT implica, na sua fase preliminar:


    Uma segmentação precisa do projeto em tarefas (atividade ou etapa);
    A estimativa da duração de cada tarefa (atividade ou etapa);
    A nomeação de um chefe de projeto, encarregado de assegurar o acompanhamento do projeto, informar se necessário e tomar decisões em caso de desvio em relação às previsões.

    http://br.ccm.net/contents/583-metodo-pert#​​

  • Uma vez que as atividades já estão mapeadas e a ordem delas já está posta, é preciso saber a duração de cada uma delas, para que depois se possa calcular o caminho crítico, o "início mais cedo" e "mais tarde" de cada atividade, e suas folgas.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Boa "Ana mota"

  • Achei mal elaborada. Pra mim, "estimar o tempo de cada atividade" seria a duração dessa atividade e não as datas de início e término. Mal feita!

  • Após o sequenciamento das atividades (o que é feito antes, o que feito depois e o que é feito de forma paralela), realiza-se a estimativa de tempo para realização de cada atividade.

    Várias alternativas propõem que seja calculada a folga, porém recorde-se que só se pode calcular as folgas após a definição do tempo estimado para execução das atividades. Afinal, a folga consiste na diferença entre o tempo disponível e o tempo necessário para execução das atividades.

    Alternativa A. Errado. O cálculo das folgas ocorre após a estimativa de duração de cada atividade.

    Alternativa B. Certo.

    Alternativa C. Errado. O cálculo das folgas ocorre após a estimativa de duração de cada atividade.

    Alternativa D. Errado. A estimativa da duração de todo o projeto (valor esperado da rede) é feita posteriormente à estimativa de duração de cada atividade.

    Alternativa E. Errado. O caminho crítico, por definição, é o caminho que não possui folgas. Assim, a alternativa está completamente equivocada.

    Gabarito: B

  • Lembrei da minhas aulas de Gestão de Projetos!!!! kkkkkk