-
Existem três orientações do Planejamento Estratégico, a saber:
-Gestão Conservadora e Defensiva => Foco na estabilidade / Manutenção => Ambiente Previsível e Estável => Objetivo de Assegurar a continuidade do Sucesso.
-Gestão Otimizante e Analítica => Foco na Melhoria / Inovação => Ambiente Dinâmico e Incerto=> Objetivo de Assegurar reação adequada as frequentes mudanças.
-Gestão Prospectiva e Ofensiva => Foco no futuro => Ambiente Mais Dinâmico e Incerto=> Objetivo de Antecipar eventos que possam ocorrer e identificar ações apropriadas
Gabarito Correto
-
Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de obter os melhores resultados visíveis para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado empenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de memorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.
-
Planejamento otimizante e analítico;
• Planejamento para a melhoria Inovação
• Ambiente dinâmico e incerto
• Assegurar reação adequada ás freqüências mudanças
-
GAB. CERTO
AS TRÊS ORIENTAÇÕES DO PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO CONSERVADOR
- Planejamento para estabilidade. Manutenção;
- Ambiente previsível e estável;
- Assegurar continuidade do sucesso;
PLANEJAMENTO OTIMIZANTE
- Planejamento para a melhoria. Inovação;
- Ambiente dinâmico e incerto;
- Assegurar reação adequada às mudanças frequentes
PLANEJAMENTO ADPTATIVO
- Planejamento para a contingência. Futuro;
- Ambiente mais dinâmico e incerto;
- Antecipar-se a eventos que possam ocorrer e identificar ações apropriadas.
Fonte: Chiavenato
-
Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:
▸Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.
▸Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de se obter o melhor resultado possível para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.
▸Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e o futuro da organização. As decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-las às contingências que surjam no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes