-
Teoria das Necessidades de Maslow (Pirâmide de Maslow) – – Apresenta as necessidades humanas de forma hierarquizada e diz que o ser humano busca atendê-las de acordo com uma seqüência pré-definida: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de auto-estima e de auto-realização;
Um ser humano tende a satisfazer suas necessidades primárias (mais baixas na pirâmide de maslow), antes de buscar as do mais alto nível.
http://site.suamente.com.br/a-piramide-de-maslow/
as necessidades mais elevadas da piramde, auto-estima e auto-realização, nao serão necessariamente realizadas com oferta das melhores gratificações finaceiras da organização.
-
A hierarquia de necessidades de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritos na pirâmide.
- necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
- necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
- necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
- necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
- necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (O que os seres humanos podem ser, eles devem ser: eles devem ser fiéis à sua própria natureza!).
É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".
Fonte: Wikipedia
-
"Visando atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores gratificações financeiras da organização"
Ao que parece, Dona Maria se orienta mais pela TEORIA DA EXPECTATIVA ou EXPECTÂNCIA de Victor Vroom. Pala ele o comportamento humano é sempre orientado para resultados (pessoas fazem coisas esperando algo em troca). O estado de expectativa de receber determinada recompensa altera significativamente o desempenho.
Trata-se de corrente que tenta explicar a motivação como um processo: como surge a motivação .
Diferentemente, a Piramide de Maslow (ou Hierarquia das necessidades) se encaixa nas teorias de conteùdo motivacional, as quais tentam explicar o que motiva as pessoas.
Fonte: Professora Cristiana Duran
-
A assertiva é incorreta.
Dissecando a questão, vemos que Maria é orientada pela Teoria X de Mac Gregor (1), como percebemos nesse trecho do texto: "... pois acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar".
Vemos também, que Maria acredita que pode atrair colaboradores apenas com bons salários (Visando atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores gratificações financeiras da organização). Aqui, também podemos buscar explicação na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg (2), que enquadrava salários como fatores higiêncios (evitam a insatisfação, mas não motivam).
Na assertiva, temos que: Maria utiliza como motivador o atendimento das necessidades mais elevadas da pirâmide de Maslow.
Na teoria de Maslow, as necessidades mais elevadas são as de estima e realização pessoal, contrárias ao estilo adotado por Maria que se baseia na Teoria X de Mac Gregor.
(1) Teoria de Mac Gregor: A teoria X caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, do jeito similar que a Administração Científica de Taylor, a Clássica de Fayol e a Burocrática de Weber. As convicções sobre o comportamento humano são as seguintes: O homens é indolente e preguiçoso por natureza;
* Não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido;
* O homem é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização;
* Persiste-se a mudanças;
* A sua dependência o torna incapaz de autocontrole e disciplina.
(2) Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene
Os fatores de Higiene São aqueles que são necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas por outro lado não são suficientes para provocar satisfação. Para motivar um funcionário, não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes.
-
Acho que o erro não está exatamente no fato da distribuição de gratificações ter mais haver com a teoria de Herzbeg ou da Teoria da Expectância.
Na teoria de Maslow também há motivação baseada em dinheiro, porém considera que esse fator é mais motivador para quem se encontra nas bases da pirâmide, nas necessidades fisiológicas e de segurança, por isso a questão está errada.
-
tem um quadro no livro do chiavenato onde ele mostra q remuneração faz parte da necessidade de Segurança, logo, uma necessidade primária. Ma eele fala assim: hierarfquia das necessidades humanas e meios de satisafação.
primaria - fisiologica e segurança ( condições de trab; remuneração e beneficio, estabilidade no emprego)
secundaria - sociais, estima e auto realizacao.
eu fundamentaria nesse sentido, de que Maria utilizou como motivador as necessidades primárias da piramide.
aí até fundamenta o que o primeiro amigo a comentar grifou em amarelo...
-
http://miscelaneaconcursos.blogspot.com/2012/02/maslow-teoria-da-hierarquia-das.html
Bons estudos!
-
as necessidades mais elevadas da pirâmide de Maslow são as necessidades de autorrealização estando imcompatível com a sugestão do texto.
-
Ao assumir a gerência de qualidade de uma organização, Maria pretende criar uma auditoria de processos gerenciais, que avaliará a conformidade das atividades desenvolvidas pelos diversos setores componentes da organização. Para compor sua equipe, Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar. Visando atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores gratificações financeiras da organização. Os futuros auditores de processos terão uma rotina muito bem delineada e serão avaliados semestralmente pelas chefias imediatas. Os aspectos da avaliação julgados deficientes serão objeto de capacitações.
Maria utiliza como motivador o atendimento das necessidades mais elevadas da pirâmide de Maslow.
Tentando ser o mais direto possível, pergunto-lhes: quais são as necessidades mais elevadas da pirâmide? Auto-realização! De que elas tratam? De pontos que envolvem a capacidade do indivíduo em utilizar dos seus potenciais para o atingimento de objetivos, geralmente envolvidos com ocupantes de cargos de nível elevado, os quais demandam tomadas de decisões criativas.
Por mais que a questão se refira à Teoria X e Y de McGregor, a pergunta foi em relação a pirâmide de Maslow. Vocês acham que um profissional que será recrutuado para auditar os processos gerenciais de uma empresa está sendo motivado por questões de referentes a realização pessoal? Ele não irá desenvolver atividades de criatividade, de soluções de problemas, tomadas de decisão, será um "fiscal" que está sendo atraído por altos salários.
-
" Os futuros auditores de processos terão uma rotina muito bem delineada e serão avaliados semestralmente pelas chefias imediatas... "
As necessides de segurança têm grande importância, uma vez que na vida organizacional as pessoas têm uma relação de dependência com a empresa e onde as açoes gerenciais arbitrárias inconsistententes e incoerentes podem provocar incerteza ou insegurança nas pessoas quanto a sua permanência no emprego. "Chiavenato"
Bons estudos!
-
Na minha opinião, a questão faz menção a TEORIA X e Y de Mc Gregor, vejamos:
As Teorias X e Y são antagônicas quanto à sua visão do ser humano.Ambas foram desenvolvidas por Douglas McGregor, de acordo com sua observação do comportamento dos gestores com relação aos funcionários.
Para a Teoria X, os funcionários não gostam de trabalhar e devem ter uma supervisão muito próxima para orientá-los, acompanhá-los ou até coagi-los no sentido de executar o trabalho, pois não sentem uma motivação natural para o trabalho.
Para a Teoria Y, os funcionários acham o trabalho algo tão natural quanto descansar ou se divertir. Sob esta visão, uma pessoa mediana pode aprender a aceitar responsabilidades ou até buscá-las. A supervisão dos funcionários, conforme visto pela Teoria Y, poderia ser mais branda, já que eles sentiriam uma motivação natural para o trabalho.
Fonte: Prof. Carlos Chavier, Estratégia Concursos.
-
Questão: Maria utiliza como motivador o atendimento das necessidades mais elevadas da pirâmide de Maslow.
Errado!
Por partes:
(...). Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por
meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as
pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar.
Nesse trecho, em qual ela acredita? Na "X", McGregor!
Continuando,
(...). Visando atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores
gratificações financeiras da organização.
Aqui, qual teoria ela usou para atrair ou motivar novos colaboradores?
Resposta da Maria e da questão:
Maria utiliza como motivador: (Maslow + Hesberg; quem sabe um Lawler; até um Skinnerzinho vai. Econômicas! Extrínsecas! Higiênicas! Primárias! Fisiológicas! Segurança!) Dinheeeeeeeeeeeeeeeeeeeiro!
Com uma boa gratificação, o cabra satisfaz suas necessidades fisiológicas e de segurança!! Portanto, ela não usou o atendimento das necessidades mais elevadas da pirâmide de Maslow, e, sim, o atendimento das primárias! Na base da pirâmide!!!!!!!
(...). Os futuros auditores de processos terão uma rotina muito bem delineada e serão avaliados semestralmente pelas chefias imediatas. Os aspectos da avaliação julgados deficientes serão objeto de capacitações.
Isso não motiva ninguém!
Pensei assim.
-
Gab. Errada
Vejam que a ênfase da historinha esta em pagar ótimas remunerações aos futuros colaboradores, agora lembremos que a piramide de Maslow é formada por cinco niveis: necessidades fisiológicas, segurança, social, auto-estima e autorrealização. A primeira e a segunda necessidade (fisiológica e segurança) são consideradas primárias; a terceira, quarta e quinta (social, auto-estima e autorrealização) são consideradas secundárias. Maria ao proporcionar boa remuneração esta suprindo somente as necessidades do nivel primário, então não atende as necessidades mais elevadas da piramide.
-
Eu pensei que uma gratificação aumentava a estima... Errei.
Obrigado pela ajuda colegas.
-
Maria “acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar”. Se ela tem esta visão sobre os funcionários, ela está se pautando na teoria X de McGregor.
Rodrigo Rennó.
-
A teoria descrita é a de X e Y (McGregor).
-
GABARITO ERRADO
Serei breve, pois acredito que a resposta encontra-se nesse trecho do texto:
"Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por
meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as
pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar.
MacGregor trouxe a ideia de que existem duas maneiras de se ver as pessoas. Estas visões seriam contrárias, ou seja, antagônicas.
Uma seria mais positiva e moderna (a teoria Y, baseada na confiança nos indivíduos), e a outra seria negativa e antiquada (teoria X, baseada na desconfiança).
TEORIA X
• Pessoas não gostam de trabalhar;
• Pessoas devem ser ameaçadas e forçadas a atingir os resultados;
• Pessoas preferem não assumir responsabilidades, tem pouca ambição e buscam segurança.
TEORIA Y
• Maioria das pessoas não desgostam do trabalho;
• Pessoas são capazes de se autocontrolar e dirigir quando estão comprometidas;
• Pessoas buscam desafios e assumir responsabilidades;
• Pessoas são, em sua maioria, criativas e ambiciosas.
-
Teoria X e Teoria Y de McGregor