-
ESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO (ANTICIPATION INVENTORY) Estoque formado para nivelar as flutuações previsíveis na demanda, entrega ou produção de um item específico.
ESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO – é usado para compensar diferenças de ritmo de fornecimento e demanda, isto é, o produto é produzido procurando antecipar-se à demanda (ex.: chocolate na páscoa). Ele é mais usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis e também, quando as variações de fornecimento são significativas como os períodos de entre as safas agricolas.
-
Estoque de antecipação : Para eventos previsíveis
Estoque de segurança : Para eventos imprevisíveis
-
O estoque de antecipação é mais comumente usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis. Ex: demanda por panetones aumenta em período de natal.
Também pode ser usado quando as variações de fornecimento são significativas.
-
ERRADA -
Estoque de antecipação – Mais comumente usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis. Também pode ser usado quando as variações de fornecimento são significativas, como em alimentos sazonais enlatados.
-
Conceito de Lead Time
Tempo decorrido entre a adoção de uma providência e sua concretização (ex.: o tempo havido entre a formulação do pedido e o recebimento da mercadoria correspondente).
Definição de Lead Time
Tempo de ciclo. A redução dos tempos envolvidos no processo de produção é importante para aumentar a flexibilidade da empresa em relação ao seu concorrente Utiliza-se para o ciclo produtivo (Lead Time de Produção), para o ciclo de pedido (Lead Time do Pedido) e para o ciclo total da operação logística (Lead Time de Ressuprimento) sendo entendido como o tempo de compra mais o tempo de transporte. O Lead Time Logístico ou Tempo de Ciclo Total é o tempo decorrido desde a emissão de uma ordem a um fornecedor até o atendimento da ordem do cliente final. Também, chamado de Tempo de Resposta, para designar o tempo compreendido entre o início da primeira atividade até a conclusão da última, em uma série de atividades
-
ERRADO!
Lembrar a relação:
Estoque de antecipação: casos previsíveis (ex. quando a empresa vai produzir mais chocolate nas semanas que antecedem a páscoa)
Estoque de segurança: casos imprevisíveis (ex. usado para cobrir possíveis atrasos na entrega de materiais pelo fornecedor)
-
Estoque de antecipação: ligado a períodos sazonais.
Estoque de flutuação(segurança, reserva): são criados para cobrir flutuações aleatórias e imprevisíveis do suprimento da demanda ou do lead time(tempo de reposição).
-
no estoque de segurança cobre flutuações aleatórias e imprevisíveis
o de antecipação a flutuação é conhecida.
-
Devemos ter cuidado para não confundir Estoque de Segurança com Estoque de Antecipação, pois este é para eventos previsíveis, mas fora do habitual. Um exemplo é o aumento na produção de chocolates na época da páscoa.
-
estoque de antecipação: previsíveis.
-
Errado:
Os estoques de antecipação
não são usados para cobrir demandas imprevisíveis!
Estes estoques são
utilizados para nivelar as diferenças de ritmo de fornecimento e demanda.
Isto ocorre
quando as diferenças são grandes e previsíveis.
Como exemplo destes produtos temos o peru de Natal e o chocolate na Páscoa. A
empresa estoca o produto antecipadamente, pois não teria como cobrir a demanda
somente com sua produção do período (ex: mês de Dezembro no caso do peru de
Natal).
-
Existe o estoque de segurança que é utilizado para demandas imprevisíveis, que é o caso da questão. E há o estoque de antecipação que é utilizado para demandas previsíveis, por exemplo, compra de ovo de páscoa.
-
ESTOQUE DE ANTECIPAÇÃO = ATENDER SAZONALIDADES
-
TIPOLOGIA DE ESTOQUE
de antecipação ou sazonal: se presta ao atendimento de uma demanda futura conhecida ou, ao menos previsível.
-
TIPOLOGIA DE ESTOQUE
de antecipação ou sazonal: se presta ao atendimento de uma demanda futura conhecida ou, ao menos previsível.