-
Dona IBFC brincou de cobrar datas segmentadas em textos acadêmicos. Quem estudou pelo PDRE, obteve aqui êxito. A) Conceito:
A principal fonte desse item é o Pdrae18 (1995).
A Administração Pública gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.
-
Administração Pública Gerencial emerge na SEGUNDA metade do século XX, como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e ao desenvolvimento tecnológico e à GLOBALIZAÇÃO da economia mundial.
.
a) Segunda / XX / globalização.
b) Primeira / XX / globalização.
c) Segunda / XX / centralização. IBFC, pelo amor de Deus, né?
d) Primeira / XIX / centralização.
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre o modelo gerencial de Administração Pública. Para responder corretamente, devemos saber quais informações devem preencher as lacunas.
De acordo com Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE – (1995):
A Administração Pública Gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, às funções econômicas e sociais do estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos expuseram os problemas associados ao modelo anterior (burocracia). A eficácia na administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumento da qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário, torna-se essencial. A reforma do aparelho do estado passa a ser orientada, predominantemente, por valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "A" apresenta a sequência que preenche corretamente às lacunas da questão.
GABARITO: A
-
Modelo Burocrático : primeira metade do ´seculo XX.
Modelo Gerencial : segunda metade do século XX.