SóProvas


ID
1795897
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Um Juízo com competência em matéria de Fazenda Pública da Capital condenou o Estado do Piauí ao pagamento, em favor de um servidor público, de diferenças remuneratórias referentes ao quinquênio anterior ao ajuizamento da demanda, conforme fosse apurado posteriormente. Após o trânsito em julgado, a parte vencedora formulou requerimento de cumprimento de sentença para haver o pagamento da verba.

Nesse caso, o Juiz competente deverá:

Alternativas
Comentários
  • Fazenda pública é exceção ao sincretismo e continua sendo executada em processo autônomo. 

  • Acredito que a questão se refira à sentença ilíquida, devendo ser promovida a respectiva liquidação, para então formular o pedido de Cumprimento de Sentença.

  • Questão confusa... O título executado não cumpre o requisito da liquidez, uma vez que o valor será apurado posteriormente à sentença. Logo, a sentença seria ilíquida. Creio ser isso...

  • NCPC

    Art. 535.  A Fazenda Pública será intimada na pessoa de seu representante judicial, por carga, remessa ou meio eletrônico, para, querendo, no prazo de 30 (trinta) dias e nos próprios autos, impugnar a execução, 

  • Creio que a parte em negrito evidencia que se trata de uma sentença ilíquida. Portanto, sendo necessária a prévia liquidação antes do cumprimento da sentença pleiteado.

    "...Um Juízo com competência em matéria de Fazenda Pública da Capital condenou o Estado do Piauí ao pagamento, em favor de um servidor público, de diferenças remuneratórias referentes ao quinquênio anterior ao ajuizamento da demanda, conforme fosse apurado posteriormente."

  • questão bem elaborada.

  • Art. 509. Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação (...)

  • Veja que a decisão que condenou o Estado do Piauí a pagar as diferenças remuneratórias referentes ao quinquênio anterior ao ajuizamento da demanda não é líquida, pois os valores seriam apurados posteriormente.

    Portanto, o título executado não possui o requisito da liquidez!

    Então, antes de promover o cumprimento da sentença, o servidor público deverá requerer a liquidação da sentença.

    Art. 509. Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor:

    Resposta: B

  • Como eu vou saber se é ilíquido se eu não li a sentença nem a peça do cumprimento de sentença? KKKK