SóProvas


ID
179665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando os conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os
itens subsequentes.

Um documento arquivístico é confiável quando ele mantém relações com os demais documentos do órgão que refletem suas funções e atividades.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Um documento arquivístico confiável é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. A confiabilidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo. Para tanto, há que ser dotado de completeza e ter seus procedimentos de produção bem controlados. Dificilmente, pode-se assegurar a veracidade do conteúdo de um documento; ela é inferida da completeza e dos procedimentos de produção.

    Exigência: Para garantir a confiabilidade, o programa de gestão arquivística dos órgãos e entidades deve assegurar que os documentos arquivísticos sejam produzidos no momento em que ocorre a ação, ou imediatamente após, por pessoas diretamente envolvidas na condução das atividades e devidamente autorizadas; e com o grau de completeza requerido tanto pelo próprio órgão ou entidade como pelo sistema jurídico.

  • Descreveu-se o principio da organicidade, não a confiabilidade de um documento.

  • Está errado pq é princípio da organicidade?

  • Sim Carla, está errado por que descreveu o Princípio da Organicidade.

    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE:

    O documento arquivístico se caracteriza pela organicidade, ou seja, pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos não são coletados artificialmente, mas estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa no plano de classificação, que os contextualiza  no conjunto ao qual pertencem. Os documentos arquivisticos apresentam um conjunto de relações que devem ser mantidas.

    Exigência: Os procedimentos de gestão arquivísticas devem registrar e manter as relações entre os documentos e a sequência das atividades realizadas, por meio da aplicação de um plano de classificação.

    A definição do Princípio da Confiabilidade já foi descrito perfeitamente pela colega abaixo.

    Bons estudos!

  • O CESPE misturou os conceitos.

    Confiabilidade é uma característica ligada à autenticidade, ou seja, é a verificação da veracidade de um documento. 

    Como o colega disse: a questão conceituou o princípio da organicidade que é a relação que os conjuntos documentais estabelecem entre si.

  • Luciana Duranti (1994b) define cinco qualidades do arquivo ou dos seus documentos. São elas: unicidade, cumulatividade, organicidade, imparcialidade e autenticidade. Verifica-se a seguir, através também de outros autores, como essas qualidades são definidas e sua justificativa.

    Unicidade - "não obstante forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos". (BELLOTTO, 2002, p. 21). Ou seja, documentos duplicados não são necessariamente o mesmo.

    Cumulatividade - Bellotto (2002) assim define a Cumulatividade que ela (Luciana Duranti) chama de qualidade de Naturalidade na acumulação: "os documentos não são colecionados e sim acumulados, naturalmente, no curso das ações, de maneira contínua e progressiva". (p. 25).

    Organicidade - Se um arquivo é formado por um conjunto de documentos que se originam de ações articuladas em prol da missão de uma entidade, tem-se que ele resulta em um todo orgânico cujas partes são inter-relacionadas de modo a fornecer o sentido do conjunto.

    Imparcialidade - O conceito de Imparcialidade sugere que o documento nasce por uma imposição da natureza das atividades de uma instituição, e não porque houve uma escolha de ter-se um documento para essa ou aquela finalidade. A imparcialidade dos documentos refere-se à capacidade dos documentos de refletirem fielmente as ações do seu produtor. O autor enfatiza a verdade administrativa do documento e não a verdade do seu conteúdo.

    Autenticidade - Entende-se que se trata, antes de tudo, de uma questão arquivística, pois nela está implícita a manutenção da integridade do fundo de arquivo.

    Fonte: A teoria dos arquivos e a gestão de documentos.
  • Questão muito mal elaborada...às vezes a cespe tenta complicar tanto a questão, que acaba tropeçando nas próprias pernas...

  • esse conceito que ele deu foi o do principio da organicidade, enquanto a a confiança vem de ser autentico.

    corrijam me se estiver errado

     

  • Gab.: Errado.

    Documento de arquivo confiável = Princípio da autenticidade.

    Documentos de arquivo relacionando-se entre si = Princípio do inter-relacionamento.

  • 54% erram a questão.... Algo me diz q foi outra sacanagem da cespe