SóProvas


ID
1796776
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julia trabalha em uma empresa em que o regulamento foi elaborado pelo conselho gestor e todos os procedimentos são aceitos pelos funcionários e considerados legítimos. Esses princípios embasam:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) - RENNÓ - 

    O termo “burocracia” é derivado do termo francês “bureau” (significa escritório) e do termo grego “kratia”, que se relaciona a poder ou regra. Dessa forma, a burocracia seria um modelo em que o “escritório” ou os servidores de carreira seriam os detentores do poder.

    A teoria da burocracia foi mais uma que buscou adaptar as organizações aos novos desafios de uma sociedade moderna, com sua urbanização acelerada e industrialização, que mudou o cenário econômico e social em que elas operavam.

    Com a industrialização e a introdução de regimes democráticos no fim do século XIX, as sociedades ficaram cada vez mais complexas. A introdução da máquina a vapor acarretou uma evolução tremenda dos meios de transporte.

    O modelo burocrático de Weber tinha como objetivo uma maior previsibilidade e padronização do desempenho dos seus funcionários, atingindo assim uma maior eficiência.

    Se antes se levava meses para uma viagem do Brasil à Europa, por exemplo, uma viagem por meio de navios a vapor passou a ser feita em poucos dias.

  • GAB: C

     

    A Burocracia corresponde a uma instituição Administrativa (pública ou privada) cujos pilares são o caráter legal das normas e procedimentos, a racionalidade, a formalidade etc. Caracterizavase como uma forma superior de organização capaz de realizar, de modo eficiente e em grande escala, as atividades administrativas, através do trabalho de muitos funcionários, organizado de maneira racional. É um tipo de organização que proporciona a profissionalização de seus funcionários, visto que se orienta pelos princípios da competência e da meritocracia, não se prestando a favores pessoais de indicação política (típicos do patrimonialismo). Parte superior do formulário

     

    Augustinho Paludo 

  • Na burocracia, a legitimidade da aceitação do poder pelos subordinados é baseada nas normas legais racionalmente definidas. 

  • Para weber, existe 3 TIPOS DE AUTORIDADES, mas só a autoridade racional-legal serve para alcançar o sucesso de uma organização. 

    O que é autoridade para weber? É a probabilidade de que uma ordem ou comando seja cumprida. 

     

    AUTORIDADE RACIONAL-LEGAL ou BUROCRÁTICA

    Neste tipo de autoridade, os subordinados aceitam as ordens de seus superiores como justificadas, pois concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítimos, e dos quais derivam o comando.

    AUTORIDADE TRADICIONAL:

    Neste tipo de autoridade, os subordinados aceitam as ordens de seus superiores como justificadas, pois essa é a maneira pela qual sempre as coisas foram feitas.

    AUTORIDADE CARISMÁTICA:

    Neste tipo de autoridade, os subordinados aceitam as ordens de seus superiores como justificadas, por causa da influência da personalidade e liderança de seu superior, com o qual se identificam.

     

    FONTE: CHIAVENATO, TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO.

  • C

  • (...) regulamento foi elaborado (...) e todos os procedimentos são aceitos (...) => BUROCRÁTICA

  • A legitimidade obtida por meio das normas e regulamentos é uma das características da teoria da burocracia.

    Gabarito: C

  • Não aguento mais errar nessa matéria