-
ERRADO
Essa é a definição do arquivo intermediário.
O arquivo de segunda idade ou intermediário, constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.
Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios.
Então, são aqueles documentos que não são consultados frequentemente, mas que podem, eventuamente, serem necessários.
A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. Por isso, são também chamados de "limbos" ou "purgatórios", onde os documentos ficam aguardando sua destinação final.
Ou, mais simplificadamente, os arquivos de segunda idade são o "conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação.
-
Dica: o processo de arquivamento pode ser dado durante a tramitação do documento.
-
O ERRO da questao está em mencionar que o arquivo corrente não é consultado frequentemente. O arquivo corrente é consultado frequentemente. conforme legislaçao arquivistica abaixo.
Lei 8.159-91 ( Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências)
Art. 8º Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
§ 1º Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam de consultas freqüentes.
§ 2º Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
§ 3º Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
-
Propositura errônea, embora a sua primeira parte esteja correta. O problema da questão se encontra na segunda parte, que faz alusão à definição de arquivo intermediário, haja vista, ser nele que o documento agurda a sua destinação final. (recolhimento ao permanente ou eliminação)
-
Esses são chamados de arquivos de primeira idade, ativo ou de movimento. Também há arquivos de segunda idade assim como de terceira idade.
-
O ARQUIVO INTERMEDIARIO é formado por documentos que estão em trâmite, mas que não são consultados frequentemente porque aguardam sua destinação final.
-
TABELA DAS TRÊS IDADES
------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO
░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░
░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░
░█▄▄▄█░ ⇒ TRANFERÊNCIA ⇒ ░█▄▄▄█░ ⇒ RECOLHIMENTO ⇒ ░█▄▄▄█░
░█████░ ░█████░ ░█████░
░█████░ ░█████░ ░█████░
⇩ ⇩
X ELIMINAÇÃO X ELIMINAÇÃO
VALOR PRIMÁRIO VALOR PRIMÁRIO VALOR SECUNDÁRIO
1º FASE/IDADE 2ª FASE/IDADE 3º FASE/IDADE
CORRENTE INTERMEDIÁRIO PERMANENTE
-
Errada, definição de arquivo intermediário.
-
Gabarito Errado
A questão se refere ao Ciclo Vital Arquivístico:
1. Arquivo de Primeira Idade ou Corrente: “constituído de documentos em curso ou consultados FREQUENTEMENTE, conservados nos escritórios ou em repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso”. (GABARITO)
2. Arquivo de Segunda Idade ou Intermediário: “constituído de documentos que DEIXARAM DE SER FREQUENTEMENTE consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios”.
3. Arquivo de Terceira Idade ou Permanente: “constituído de documentos que PERDERAM TODO VALOR DE NATUREZA ADMINISTRATIVA e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e a sua evolução. Estes são os arquivos históricos propriamente ditos, pois é nessa fase que os documentos são arquivados de forma definitiva”.
Tudo posso Naquele que me fortalece!