-
Gabarito E.
Eficiência: Foco no Processo. Conceitos chave: Padronização, otimização, índice de eficiência.
A eficiência relaciona-se com racionalizar os processos, evitar perdas de tempo e recursos. "Fazer mais com menos", através de uma economia racional , onde a qualidade não seja comprometida e encontre-se a melhor relação custo-benefício nas decisões administrativas.
Eficácia: Foco no atingimento da meta. Conceitos chave: Requisitos, Metas, Cumprir cronogramas.
O conceito de Eficácia está relacionado com fazer o que deve ser feito, na hora e lugar, de forma correta a atingir a meta projetada. Também são utilizados parâmetros e indicadores para que se meçam as metas alcançadas com relação as metas pretendidas.
Efetividade: Foco no resultado e impacto . Conceitos Chave: Impacto, transformação, mudança de realidade, sustentabilidade.
Está ligada a percepção de como as ações que causam efeitos, impacto ou transformação de uma realidade. Efetividade pode ser o resultado de eficiência e de eficácia, que causou um ganho relevante.
(retirado da Apostila - Casa do Concurseiro - Assistente Administrativo)
-
I. Eficiência ou eficácia é o mesmo que efetividade.- Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência). (conjunto)
II. A capacidade de executar corretamente as tarefas diz respeito à eficácia. - Diz respeito à eficiência.
III. A preocupação com a redução dos custos operacionais relaciona-se à eficiência. - correto
IV. Cumprimento dos regulamentos internos não é garantia de eficácia. - correto É garantia de eficiência.
-
Eficiência = relação entre o resultado atingido e os recursos utilizados
Eficácia = relação entre o resultado atingido e os objetivos estipulados
Para mim, executar corretamente as tarefas está muito mais para eficácia do que para eficiência... Mas ok, a banca é soberana...
-
https://manualdasecretaria.com.br/eficiencia-eficacia-e-efetividade/
Eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.
-
IV. Cumprimento dos regulamentos internos não é garantia de eficácia.
Sobre esse item eu entendi dessa forma: O cumprimento dos regulamentos internos seria a EFICIÊNCIA (o meio para a eficácia), porém existem N possibilidades e uma dessas é que posso ser EFICIENTE e ainda ser INEFICAZ. Portanto, o cumprimento do regulamento não é garantia de que irei atingir o resultado (EFICAZ). Diante disso, as alternativas III e IV estão corretas.